Mônica Martelli adapta seu espetáculo para o cinema

Por - 01/04/13 às 08:03

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

O jeito falante e animado camufla a habilidade observadora de Mônica Martelli. Analisar o universo feminino tem sido a principal área de atuação da nova integrante do elenco do 'Saia Justa, do GNT, ao longo de sua carreira. Após oito anos em cartaz com a peça Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou, a atriz desdobrou diversos outros trabalhos voltados para as mulheres, como Os Dilemas de Irene, também exibido pelo canal a cabo.

"Vou vivendo minha vida e aprendendo. E, talvez, esse seja o meu diferencial: o olhar que tenho sobre esses assuntos. Gosto de ler e observar sobre as mulheres. Somos muito complexas e todos querem nos entender", afirma.

O Saia Justa estreou em 2002 e Mônica acompanha o programa desde sua formação original, encabeçada por sua chará Waldvogel. O caráter democrático dos debates da produção sempre chamaram a atenção da atriz. Por isso, não hesitou em aceitar o convite da diretora do GNT, Daniela Migani, para integrar o casting da nova temporada junto com Maria Ribeiro, Barbara Gancia, sob o comando de Astrid Fontenelle.

"É um local aberto para diversas ideias. O bacana do programa é você não ter compromisso com a razão. Ninguém está certo ou errado. Cada um expõe seus argumentos de forma intelectualizada", valoriza.

Mônica, que já trabalhou como roteirista, jornalista e atriz, assume uma postura mais espontânea e natural possível durante os programas. Ao longo dos episódios, ela busca relatar suas experiências pessoais para exemplificar os temas.

"Não tento fazer uma personagem. Até meu espetáculo é muito autobiográfico e repleto de histórias minhas. Sempre falo o que estou pensando", ressalta a atriz, que acredita que seus 44 anos serviram de base para se preparar para este novo projeto.

"A vida inteira foi um laboratório para o Saia Justa. Mas é claro que estou mais por dentro do factual que, vira e mexe, é requisitado", aponta.

O contato com as novas integrantes da produção ainda é recente. Mas um dos pontos fortes nesse novo trabalho para Mônica é a mediação de Astrid, profissional cuja carreira acompanha há bastante tempo.

"A gente se admira através do trabalho. Ela é carismática e leva bem o programa", elogia.

Na contramão de muitos atores, Mônica alcançou a notoriedade na tevê através de sua peça. O fato de ter sido catapultada para a televisão a partir dos palcos proporcionou à atriz um controle muito maior sobre o destino de sua carreira. Através do espetáculo, ela teve as portas abertas para diversos canais, como Globo, e publicações, como Criativa e Época, onde assinou colunas.

"Ninguém era obrigado a saber que eu era jornalista e atriz. E o teatro me proporcionou mostrar isso. Tenho o meu espetáculo e a minha vida fora dele. A estrada principal são sempre os meus projetos. Esse tipo sucesso é algo raro'', avalia ela, que não descarta a possibilidade de voltar às novelas – seu mais recente folhetim foi 'Ti-Ti-Ti, em 2010.

"Mas novela não depende só de mim. Depende do autor, da direção, da escalação… Estou à disposição, mas meu principal objetivo são meus projetos", enfatiza.

Além do Saia Justa, Mônica está na fase de finalização do roteiro da adaptação para o cinema do seu espetáculo teatral. As filmagens devem começar em agosto.

"Ainda não tenho elenco definido. Mas, depois que o roteiro estiver pronto, já temos 70% do caminho percorrido", planeja. 

E, em 2014, a atriz deve estrear no GNT uma série em parceria com Ingrid Guimarães, que precisou ser adiada por conta do Saia Justa.
 

Mônica Martelli quer ser espontânea na nova formação do Saia Justa
Ingrid Guimarães e Monica Martelli almoçam juntas
Mônica Martelli muda a visual para novo programa

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.