Monjardim vai dirigir o épico O Tempo e o Vento
Por Redação - 11/06/06 às 12:13
Diretor-geral de Páginas da Vida, que substitui Belíssima em julho, Jayme Monjardim já está pensando em seu próximo trabalho. Na semana passada, segundo o jornal Folha de S. Paulo, ele adquiriu os direitos para o cinema de O Tempo e o Vento, clássico da literatura brasileira já transformado em novela (Excelsior, 1967) e em minissérie (Globo, 1985).
Monjardim, que estreou no cinema em 2004 com Olga, tem agora cinco anos para llevar o extenso épico de Erico Veríssimo (que conta a história da formação do Rio Grande do Sul) para a tela grande. A Globo Filmes é parceira no projeto.
O diretor da Globo já contratou dois escritores gaúchos para desenvolver o roteiro: Ubirajara Ruas e Letícia Wierchowski (autora do livro A Casa das Sete Mulheres, que deu origem à minissérie homônima, dirigida por Monjardim).
Monjardim sabe o quanto será difícil condensar a obra de Veríssimo em um bom roteiro. Ainda de acordo com a publicação, ele prevê que o texto do cinema terá pelo menos 20 versões. Mesmo assim, depois de todo esse trabalho, o diretor pretende traduzir o texto para o inglês e entregá-lo a um roteirista de renome internacional.
“A responsabilidade de um roteiro sobre Erico Veríssimo é muito grande. Você não pode correr o risco, um roteiro mais ou menos não serve”, diz Monjardim, que não esconde a pretensão de conquistar novas platéias: “Não quero fazer o filme só para o Brasil”.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.