Morre a atriz Beatriz Segall

Por - 05/09/18 às 14:01

Manuela Scarpa/Brazil News

Adeus, Odete Roitman. Morreu nesta quarta-feira (05), em São Paulo, a atriz Beatriz Segall, aos 92 anos. 

A artista  teve uma crise respiratória no fim de agosto e chegou a passar uma semana internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Na última semana, a artista voltou a ser internada. 

A morte foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. 

Seu corpo será velado e cremado em Cotia, interior de São Paulo.

Em 2013, a atriz tropeçou em pedras portuguesas na Gávea, na Zona Sul do Rio, e passou 20 dias de repouso, tratando um hematoma no rosto.

Dois anos depois, em 2015, Beatriz sofreu uma lesão no no braço, após uma queda no palco durante a apresentação da peça Nine – Um Musical Feliniano, em São Paulo. Na ocasião, ela passou por uma cirurgia no membro direito, e teve que ser substituída no espetáculo.

A última participação da atriz na TV foi na série Os Experientes, também em 2015. Atualmente ela pode ser vista na reprise da novela Vale Tudo no Canal Viva, novela na qual ela  foi eternizada no papel da vilã Odete Roitman.

Biografia

Nascida em 25 de julho de 1926 no Rio de Janeiro, Segall fez sua primeira peça durante um exercício de língua na Aliança Francesa. Convidada para se tornar profissional, recusou por causa da desaprovação do pai, que queria que ela fosse professora.

Em 1950, estreou no cinema  no filme A Beleza do Diabo e decidiu fazer um curso de intepretação. Chegou à TV em 1956, com a novela Pollyana, na TV Tupi e foi à França estudar teatro e literatura.

De volta ao Brasil, Beatriz casou com Maurício Segall e ficou por 14 anos longe das artes, apenas como dona de casa. Até que em 1964 aceitou um papel no Teatro Oficina a convite do diretor José Martinez Corrêa.

Com o marido, recuperou o Teatro São Paulo, que administrou até 1974.

Estreou na Globo em 1978, na novela Dancin' Days e no ano seguinte fez viveu a vilã Norah em Pai Herói.  Em 1980, Beatriz Segall participou do premiado filme Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco. Oito anos depois, após passagem por outras emissoras, voltou à Globo para viver seu papel mais icônico: Odete Roitman.

Em 1990 viveu a miss Penélope Brown em Barriga de Aluguel, de Gloria Perez. Em 2001, atuou em O Clone, da mesma autora.

Em 1992, deu vida  a Stella na novela De Corpo e Alma e emocionou o Brasil com sua homenagem à atriz Daniela Perez, que foi assassinada naquele ano pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e mulher dele na época, Paula Tomáz. 

A refinada Clotilde Jordão, em Anjo Mau, mentora da protagonista, a babá Nice, de Glória Pires, foi outro destaque em sua carreira, em 1997. Após essa trama, Beatriz se afastou da TV. 

Voltou em 2009, para fazer a antagonista Bárbara, uma avó fria e sem coração que vivia em guerra com sua neta por não viver dentro do padrão da alta sociedade, na novela Bicho do Mato, na Record. Beatriz voltou para a Globo em 2011 na série Lara com Z e um ano depois atuou em Lado a Lado, na pele da rica francesa Madame Besançon. Em 2015, fez sei último trabalho no seriado Os Experientes, que abordava a vida na terceira idade.

---