Morre a Duquesa de Alba, aos 88 anos
Por Redação - 21/11/14 às 20:40
Na última quinta-feira (20), morreu a Duquesa de Alba, aos 88 anos. A segunda mulher com mais títulos de nobreza do mundo (ao todo são 50) e uma das mais icônicas figuras da monarquia espanhola estava em estado grave desde a última quarta-feira (19).
María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y Silva Falcó y Gurtubay era seu nome completo, mas era chamada carinhosamente Dona Cayetana pelo povo, Duquesa de Alba pela imprensa e Tanuca pelos pais.
Quem ficou incumbida de trazer à notícia ao público foi Carmen Tello, conhecida por ser uma das melhores amigas da Duquesa. “Estamos muito tristes. Gostamos muito dela e Sevilha também gosta, porque ela é uma mulher que faz com que se goste dela”, revelou.
A Duquesa deu entrada no hospital no último domingo (16) com uma pneumonia que levou a uma arritmia. O quadro clínico resultou de uma gastroenterite que já a teria deixado debilitada.
Em 2002, sofreu uma isquemia cerebral e hidrocefalia, que deixou a família e os fãs da nobreza em pânico, mas contra todas as expectativas, reapareceu dizendo os mais próximos que ficou “revitalizada”.
Cayetana de Alba passou os últimos vendo filmes com o terceiro marido, Alfonso Díez, de 64 anos, que para ser aceito pelos filhos da duquesa renunciou a todo o patrimônio e prometeu cuidar dela até aos últimos dias.
Ela deixou seis filhos: Carlos, Alfonso, Jacobo, Fernando, Cayetano, Eugenia, todos de seu primeiro casamento com Luis Martinez de Irujo, um nobre e industrial de profissão, que morreu em 1972.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.