Morre Alberico de Sousa Cruz, ex-chefe de jornalismo da TV Globo
Por Redação - 10/05/22 às 19:20
Morreu nesta terça-feira, 10 de maio, aos 84 anos, Alberico de Sousa Cruz, ex-chefe de jornalismo da TV Globo. A notícia foi divulgada pelo G1. De acordo com o portal, Alberico estava internado há uma semana na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, tratando de complicações de uma leucemia descoberta há dois anos e meio.
Leia+: Repórter esfaqueado diz ter recebido marmita supostamente envenenada
Na emissora de Roberto Marinho, Alberico de Sousa Cruz foi diretor-geral de Jornalismo e esteve à frente de coberturas marcantes no Brasil e no mundo. O cargo de diretor de Telejornais veio em 1987. Em abril de 1990, Alberico substituiu Armando Nogueira na direção da Central Globo de Jornalismo.
O jornalista ainda contribuiu com trabalhos para o Jornal do Brasil, Revista Manchete, Última Hora em Brasília, revista Veja e em O Jornal, dos Diários Associados.
Leia+: Repórter da TV Globo esfaqueado recebe alta: “Foram dias intensos”
Em 1985, Alberico participou da cobertura da morte do presidente eleito Tancredo Neves. Em 1991, cobriu a Guerra do Golfo. No ano seguinte, em 1992, as eleições presidenciais norte-americanas. No mesmo ano, também foi dele a decisão de levar a primeira mulher à bancada do JN. Valéria Monteiro passou a apresentar o jornal nas escalas dos sábados.
Ficou na Globo até 1995. Depois, tornou-se sócio de um canal de TV a cabo regional e comandou o jornalismo da Rede TV até se aposentar, em 2002. Alberico deixa mulher, Regina, duas filhas, Cristiana e Janaína, e três netos.
Leia+: Repórter da Globo esfaqueado já caminha por corredor de hospital
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.