Morre, aos 65 anos, o comediante americano Richard Pryor

Por - 11/12/05 às 10:07

Reprodução

Os cinéfilos choram a morte de Richard Franklin Lenox Thomas Pryor, mais conhecido como Richard Pryor. O comediante americano morreu, aos 65 anos, no último sábado, dia 10, em sua casa, localizada em San Fernando Valley (Califórnia, EUA), conforme informou sua mulher, Jennifer Pryor.

Richard, que já estava doente há tempos, sofria de esclerose múltipla, doença degenerativa do sistema nervoso. Ele faleceu depois de sofrer um ataque cardíaco.

Em entrevista à CNN, Jennifer falou:

“Ele era meu tesouro. Sua comédia não tinha paralelos. Dizem que você não é um comediante, até que consiga imitar Richard Pryor”.

Richard Pryor, natural de Peoria, Illinois, nos Estados Unidos, começou muito cedo em sua brilhante carreira. Embora tenha enfrentado o preconceito por ser negro, ele estrelou inúmeras comédias de sucesso, nas décadas de 70 e 80, e chegou a ser um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

Seu currículo é invejável. Dentre os mais de 40 longas-metragens em que atuou, estão Cegos, Surdos e Loucos,  Prazer em Matar-Te, Chuva de Milhões, O Mágico Inesquecível, Apuros e Trapalhadas de um Herói, Superman III e um dos últimos, lançado em 1997, A Estrada Perdida.

Pryor recebeu uma indicação ao BAFTA – British Academy of Film and Television Arts – (A Academia Britânica das Artes Cinematográficas e Televisivas) de Melhor Roteiro, por Banzé no Oeste. Ele ainda possui sua estrela na Calçada da Fama, localizada em 6440 Hollywood Boulevard.


×