Morre, aos 71 anos, o percussionista Naná Vasconcelos

Por - 09/03/16 às 09:19

Reprodução

Morreu na manhã desta quarta-feira (9), o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. Aos 71 anos ele lutava contra um cânces de pulmão. Internado na UTI do Hospital da Unimed III, ele teve uma parada respiratória, passou por um procedimento e não resistiu. 

Naná estava internado desde a semana passada, quando teria passado mal em um de seus shows em Salvador.  O músico tratava a doença desde 2015, quando passou por sessões de quimioterapia. 

Naná deixa duas filhas, Jasmim Azul e Luz Morena. 

Apesar da doença, o percussionista participou da abertura do Carnaval do Recife no Marco Zero, como fazia há 15 anos.  Desta vez, ele estava acompanhado de 400 batuqueiros. 

Aos 12 anos Naná já tocava profissionalmente em bares e clubes noturnos, com autorização judicial por conta da idade. Ao lado do pai, aprendeu a tocar sozinho, usando os penicos e as panelas de sua casa. Nunca frequentou aulas de música. Apelidado de Naná pela avó, a música sempre foi a mola propulsora de Juvenal de Holanda Vasconcelos, seu nome de batismo. 

No ano de 1960, Naná deixou o Recife e foi morar no Rio de Janeiro, onde gravou dois discos com Milton Nascimento. Com o cantor Geraldo Azevedo, viajou para São Paulo para participar do Quarteto Livro, que acompanhou Geraldo Vandré no icônico Festival da Canção.

Sua obra  foi propagada e muito respeitada dentro e fora do Brasil: ele fez parte do grupo Jazz Codona, gravou com B.B King, com o violinista francês Jean-Luc Ponty e com a banda Talking Heads, liderada por David Byrne, um dos grupos precursores do movimento "new wave". Nacionalmente, ele participou de álbuns de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte e Mundo Livre S/A.

Fez trilhas sonoras para filmes nacionais e internacionais e foi eleito, oito vezes,  como o melhor percussionista do mundo, por revistas especializadas em música nos Estados Unidos.

Em 2015, ele passou quase um mês internado para tratar do câncer no pulmão esquerdo, no mesmo centro médico onde faleceu. Um de seus últimos projetos foi o Café no bule, em parceria com Zeca Baleiro e Paulo Lepetit. 

 

Estado de saúde de Naná Vasconcelos se agrava

Naná Vanconcelos é internado, em Recife

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.