Morre aos 86 anos o ator James Garner, astro de Maverick

Por - 20/07/14 às 09:05

Getty Images e Reprodução

Morreu  na noite de sábado (19), o ator norte-americano James Garner. Segundo informações do site TMZ, ele foi encontrado morto em sua casa, em em Brentwood, na Califórnia, por volta das 20 horas. Segundo fontes ligadas a polícia, quando a ambulância chegou para prestar socorro, ele já estava morto. Suspeita-se que a morte tenha ocorrido por causas naturais.

Em 1988, foi submetido a uma cirurgia para implante de cinco pontes de safena. Em maio de 2008 Garne sofreu um derrame, pouco depois de seu aniversário de 80 anos.

Dono de uma carreira brilhante que atravessou mais de 6 décadas, ele ficou conhecido por papéis em séries como Maverick (exibida de 1957 a 1960) e Arquivo Confidencial (The Rockford Files – 1974 a 1980). No cinema, foi indicado ao Oscar em 1985, por O Romance de Murphy (Murphy's Romance). Atuou ainda em filmes como Diário de uma Paixão, Sayonara, Fugindo do Inferno, Marlowe, O Fã, Obsessão Cega, entre outros.

Era casado há 58 anos com Lois Clarke. O seu último papel de destaque no cinema foi em O Diário da Nossa Paixão (2004) de Nick Cassavetes e desde 2008 que, na sequência de um AVC, não era visto em público.

Nascido em Oklahoma, em 1928, sofreu a morte de sua mãe, quando tinha cinco anos e passou a viver com parentes ao lado de seus irmãos foram morar com parentes. Tempo depois seu pai se casou novamente. Daí pra frente começou a apanhar da madrasta, até que um dia James revidou e a agrediu fisicamente,  acabando com o segundo casamento do pai.

Aos 16 anos, largou a escola e foi servir na marinha mercante, mas acabou abandonando o serviço militar por sentir muitos enjôos. Musou-se com a família para Hollywood, onde voltou a estudar. Foi modelo, partiu para o serviço militar e lutou na Guerra da Coréia.

Na década de 1950, começou a fazer uma figuração na peça A Nave da Revolta, apresentada na da Broadway e estrelada por Henry Fonda. Este trabalho lhe rendeu a possibilidade de ser visto por um caça talentos da Warner Brothers, que o contratou para atuar na TV.


×