Morre ator de O Senhor dos Anéis

Por - 19/06/20

Reprodução

Bastante conhecido por interpretar o hobbit Bilbo Bolseiro no filme O Senhor dos Anéis, Ian Holm morreu, aos 88 anos, em consequência de feitos da doença de Parkinson. Foi o agente do artista quem confirmou.

"É com grande pesar que o Senhor Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele faleceu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador".

No mês passado, Holm ficou de fora da reunião de elenco de Senhor dos Anéis, promovida por Josh Gad em seu novo programa, Reunited Apart. Uma declaração foi emitida pelo ator, para justificar a ausência.

"Eu estou triste de não vê-los, sinto saudades de todos vocês e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos lugares. Eu estou em quarentena na minha toca de hobbit". 

Premiado

Holm ganhou um BAFTA e foi indicado ao Oscar por seu papel coadjuvante em Carruagens de Fogo, em 1982. Ele atuou ainda na série The Wars of The Roses, Os Bandidos do Tempo, Brazil: O Filme, O Quinto Elemento, As Novas Roupas do Imperador, O Senhor das Armas, O Aviador, entre outros.

Em Alien: O Oitavo Passageiro, interpretou Ash, o chefe de ciência da nave Nostromo, revelado como um andróide. O personagem reapareceu no videogame Alien: Isolation, de 2014, e Holm mais uma vez emprestou sua voz para o andróide.

Apesar de ter vivido o Bilbo na trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson, ele já havia participado da adaptação para o rádio da obra de J.R.R. Tolkien, e deu voz ao Frodo. Trinta anos depois, nos três filmes lançados entre 2001 e 2003, ele passou a ser o tio de Frodo, Bilbo Bolseiro. Seu último personagem, aliás, foi em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.

---

Tags: ,