Morre Jacinto Figueira Jr., o Homem do Sapato Branco
Por Redação - 28/12/05 às 09:16
O ex-apresentador Jacinto Figueira Jr, mais conhecido como o Homem do Sapato Branco, morreu, por volta das 20h, da última terça-feira, dia 27, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava internado desde novembro. O ex-deputado estadual de São Paulo, faleceu, aos 78 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Em conversa com a reportagem de OFuxico, a assessoria do hospital falou sobre a morte de Jacinto.
“Ele faleceu às 20h de ontem (27) em um dos quartos da UTI – Unidade de Terapia Intensiva – e seu corpo já foi encaminhado para a Assembléia Legislativa de São Paulo”.
Já a atendente do cerimonial da Assembléia Legislativa disse:
“O corpo dele (Jacinto) chegou aqui de madrugada e será velado até às 13h30. Às 14h, o corpo deixa a Assembléia e vai para o Cemitério da Quarta Parada (no bairro do Belém, zona leste de São Paulo) onde acontece o enterro, às 14h30”.
A Trajetória
Jacinto Figueira Jr., que sempre sonhou em ser famoso, deu início a sua carreira com a música. Só em 1960 ele descobriu que levava jeito como apresentador, e passou a comandar alguns programas como Câmera Indiscreta e Um Fato em Foco.
Não demorou muito para Jacinto ser contratado pela TV Cultura, onde estreou o programa O Homem do Sapato Branco, que surpreendia na audiência. Ele também já passou pela TV Bandeirantes e pela Globo.
Tempos depois, o Homem do Sapato Branco, como Jacinto passou a ser chamado, optou por seguir a carreira política e foi eleito deputado estadual de São Paulo, com o maior número de votos de todo o Brasil. Na Assembléia Legislativa, onde seu corpo é velado nesta quarta-feira, dia 28, Jacinto atendia mais de 100 pessoas por dia.
Fatos polêmicos também marcaram a trajetória do ex-apresentador. Em 1968, Jacinto Figueira Jr. permaneceu quase um mês preso, depois de ter sido acusado de promover encontros com a população, que quase sempre resultavam em bagunça.
Em 1991, Jacinto voltou à tevê com o extinto Aqui Agora, que era exibido pelo SBT. Mas, logo ele precisou abandonar sua carreira, pois sofreu um derrame.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.