Morre no México, a cantora Chavela Vargas

Por - 05/08/12 às 17:03

Reprodução

Morreu neste domingo (5) aos 93 anos, a cantora  Chavela Vargas, uma das vozes mais conhecidas da música popular no México. Ela estava hospitalizada desde 29 de julho, e foi vítima de uma insuficiência respiratória aguda, uma broncopneumonia crônica e uma falha renal crônica aguçada, segundo informou seu médico, José Manuel Núñez.  "Ela estava muito consciente até o último momento, expressou seu amor pelo México e disse que leva as melhores lembranças e os aplausos de seu público", declarou.

Logo após a sua morte, em sua conta no Twitter foi publicada a seguinte mensagem: "SILÊNCIO, SILÊNCIO: A PARTIR DE HOJE AS AMARGURAS VOLTARÃO A SER AMARGAS… SE FOI A GRANDE DAMA CHAVELA VARGAS".

Apenas dois dias antes de ser internada,  Chavela  Vargas havia regressado da Espanha, onde lançou seu disco La Luna grande. Ela se apresentou em 15 de abril no  Palacio de Bellas Artes, com um show de poesia e música  onde prestava uma homenagem a Federico García Lorca.

Também conhecida como la Chamana (a Xamã), Chavela costumava dizer que não morreria, porque os xamãs e nunca morrem, apenas seguem adiante.

Conhecida por sua voz chorosa e por ter sido amante da pintora Frida Kahlo, Chavela deixou mais de 80 gravações da tradicional canção ranchera mexicana.

Durante sua vida, o consumo exagerado de álcool lhe rendeu muitos altos e baixos em sua carreira. Aos 80 anos,  recebeu do cineasta Pedro Almodóvar um convite para atuar em filmes La flor de mi secreto(1995) e Carne Trêmula (1997). Em 2002 atuou no filme Frida, (2002) cantando a canção La Llorona.

Natural da Costa Rica, Isabel Vargas Lizano se mudou para o México aos 15 anos e iniciou sua carreira de cantora aos 32. Antes disso trabalhou como cozinheira, motorista, costureira e vendedora de roupa. Sua história pode ser conhecida através da autobiografia Y si quieres saber de mi passado, publicada em 2002.

Chavela Vargas morreu na cidade mexicana de Tepoztlán, lugar onde morava e no qual se inspirou para compor a canção Maria Tepozteca.

O velório será no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México.

O Twitter oficial da cantora, @ ChavelaVargas,  abriu um espaço para admiradores expressarem seus sentimentos.

Morre no México, a cantora Chavela Vargas O Fuxico

---