Morre no Rio, aos 89 anos, a atriz Maria Della Costa

Por - 24/01/15 às 20:51

Reprodução blog pessoal

Morreu neste sábado (24), por volta das 16h30 a atriz Maria Della Costa. Ela tinha 89 anos e estava internada no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, na Zona Sul do Rio de janeiro e sofreu um edema pulmonar agudo.

O velório acontecerá neste domingo (25) no Teatro Municipal do Rio em horário a ser confirmado. 

Nascida no interior do Rio Grande do Sul, mudou-se para o Rio de Janeiro e estreou como show-girl no Cassino Copacabana. Em 1944, estreia no teatro em A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Em seguida viajou para Portugal para estudar arte dramática com a atriz Palmira Bastos, no Conservatório de Lisboa.

Ícone do teatro brasileiro, entre seus papeis inesquecíveis destacam-se Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, Prostituta Respeitosa, de Sartre, Ralé, de Gorki, O Canto da Cotovia, de Anouilh, A Casa de Bernarda Alda, de Lorca e A Rosa Tatuada, de Tennessee Willians.

Na televisão atuou em Brasileiras e Brasileiros, Te contei?, Estúpido Cupido e As Bruxas.

Em 1948, em parceria como seu segundo marido, Sandro Polloni, fundou o Teatro Popular de Arte, no Rio de Janeiro, onde nasceu a Companhia Maria Della Costa, sediada em São Paulo. Seis anos depois, inaugurou o teatro que até hoje leva seu nome.

Maria Della Costa também lançou grandes nomes como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ney Latorraca, entre outros.

O cinema trabalhou em Inocência, de Visconde de Taunay, A vida do Aleijadinho, A moral em Concordata, O Signo de Escorpião. Com o diretor italiano Camilo Mastrocinque, ela filmou Areião.

Com a morte do marido Sandro Polloni, Maria passou a se dedicar ao seu próprio hotel na cidade de Paraty.

Ela não teve filhos.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.