Morre o artista plástico Gustavo Rosa

Por - 12/11/13 às 17:11

Divulgação

(Atualizada às 20h30)

Uma notícia triste para o Brasil. Morreu nesta terça-feira (12), o pintor, desenhista, gravador e artista plástico Gustavo Rosa. Aos 67 anos, há 10 ele lutava contra um câncer no pâncreas.

Gustavo estava internado no Hospital Albert Eintein, em São Paulo, e há dias estava em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. Segundo um amigo próximo de Gustavo disse a O Fuxico, de abril passado para cá a doença havia se agravado. 

Sua mais recente exposição de sucesso absoluto foi A Arte Pela Arte, que aconteceu durante a inauguração do Shopping JK no início de 2013, em parceria com a artista plástica Suzy Gheler, em São Paulo.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (13) à partir das 12 horas, inicialmente reservado para amigos e familiares. Às 14 horas será aberto para o público, que durante toda a tarde e noite poderá se despedir deste grande mestre.

Na quinta-feira (14) o corpo de Gustavo Rosa será cremado no Horto da Paz, em Itapecerica ds Serra, São Paulo. A cerimônia será reservada.

Trajetória

Gustavo Rosa nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946.  Foi considerado uma dos mais criativos artistas de sua geração e sua primeira relação com a arte aconteceu quando ele ainda era criança, aos 3 anos de vida quando com um carvão de lareira começou a rabiscar as paredes da casa onde morava.

Não era considerado bom aluno a escola, mas era bom em caricaturas dos colegas e professores de sala de aula e tinha em seus cadernos desenhos variados e incríveis.Aos 14 anos, seu pai decidiu contar o que estava acontecendo para um amigo, diretor da revista Claúdia e foi este seu primeiro contato com o mundo das editoras.

Gustavo não seguia nenhuma tendência ou modismo, pois sua obra tinha traços muito pessoais com personagens de grande humor caricatural. 

Foi vencedor da medalha de ouro de pintura durante sua viagem à Europa, em 1968, no Primeiro Festival de Artes Interclubes. Sua primeira exposição aconteceu na Galeria Alberto Bonfiglioli, em 1970. Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele, como Nova York, Los Angeles, Massachusetts, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.

Em 1994 lançou sua grife em Nova York, a Gustavo Rosa na Bloominngdale’s. No ano de 2005 inaugurou seu próprio espaço de trabalho e exibições, o Estúdio Gustavo Rosa,no Jardim Paulista em São Pauloe, em 2009 expôs uma homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral, no Museu do Louvre, em Paris, com a obra Abaporu.

Também lançou livros: Pintando Um Mundo Melhor com Gustavo Rosa e Gustavo Rosa (ambos pela Editora Decor Books), Sem Raça, Com Graça (Editora Brink Book) e ilustrou A Melhor Seleção do Mundo, da Editora Brasiliense.

Gustavo Rosa está internado em coma induzido, em São Paulo

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.