Morre o carnavalesco Clóvis Bornay

Por - 09/10/05 às 20:41

reprodução

Aos 90 anos de idade, morreu neste domingo, dia 9, Clóvis Bornay, uma das figuras mais importantes do carnaval carioca. O artista sofreu uma parada cárdio-respiratória, no Rio de Janeiro, onde morava.
Ao passar mal, na tarde deste domingo,  Bornay foi internado e seu óbito ocorreu no Hospital Souza Aguiar.

Bornay nasceu no dia 10 de janeiro de 1917, na cidade de Nova Friburgo. Sua figura fazia parte da paisagem de Copacabana, bairro carioca onde residiu durante décadas. Era comum encontrá-lo passeando e conversando com moradores nas ruas e na praia do bairro.

O trabalho de Bornay ficou ainda mais conhecido através dos desfiles de fantasia de luxo, que lhe deram inúmeros prêmios e exposições no exterior. De tanto vencer os concursos, acabou ganhando o título de hors-concours.

Símbolo do carnaval e da Cidade Maravilhosa, Bornay começou sua trajetória como carnavalesco da Portela, em 1969 e 1970, onde apresentou os enredos Treze Naus e o histórico Lendas e Mistérios da Amazônia, que garantiu o título para a escola de samba carioca.
Como museólogo, ele trabalhou no Museu Histórico Nacional e em outras entidades culturais. 

O primeiro prêmio em um desfile de fantasias de luxo ocorreu em 1937, quando desfilou vestido de Príncipe Hindu e ganhou a premiação do Baile de Gala do Teatro Municipal. .

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.