Morre o cartunista Lan

Por - 05/11/20 às 11:17

Reprodução/Youtube

O caricaturista Lanfranco Aldo, mais conhecido como Lan, morreu na noite de quarta-feira (04) aos 95 anos. Ele estava internado no Hospital SMH Beneficência Portuguesa de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

De acordo com a unidade hospitalar, ele deu entrada para tratar de uma pneumonia. O óbito foi atestado às 22h35. Ele estava internado desde o dia 26 de setembro.

O corpo do cartunista chegou à funerária na manhã desta quinta-feira (05) e o sepultamento será às 16h desta quinta no Cemitério de Itaipava.

Mulatólogo

Nascido na Itália em 1925, Lan trabalhou na Argentina, Uruguai e Paris, onde atuou como jornalista gráfico, mas se “encontrou” aqui no Brasil.

Ele vivia no município de Pedro do Rio, em Petrópolis há 45 anos com a mulher, Olívia Marinho, onde mantinha um ateliê com mais de 5 mil caricaturas.

Lan era conhecido como o cartunista das mulatas. Enquanto muitos imaginam as montanhas da orla do Rio de Janeiro lembram um gigante deitado, tendo o Pão de Açúcar como pés, para o caricaturista ítalo-carioca” os morros do Rio (e praticamente todo o resto) têm as formas de belas mulatas.

O artista assinava uma charge semanal no jornal O Globo, estrelada quase sempre por ele mesmo, um baixinho de vetustos bigodes brancos, com um pescoço capaz de girar 360 graus para ver uma bela mulata.

O samba, a praia e o Flamengo estavam sempre em suas “Cariocaturas”.

---

Tags: