Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro

Por - 18/07/14 às 08:20

Reprodução

Importante escritor brasileiro, morreu na madrugada desta sexta-feira (18) o acadêmico João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos. Ele estava em sua casa, no Leblon,  na Zona Sul do Rio de Janeiro, quando sofreu uma embolia pulmonar.

Desde 1993 João Ubaldo Ribeiro era o 7 ocupante da cadeira nmero 34, na Academia Brasileira de Letras. Em 2008 ele foi vencedor do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Em seu currículo constam obras memoráveis como Sargento Getúlio, A Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro.

Baiano de Itaparica, na Bahia, o escritor viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai foi professor e político. Ficou um ano em Lisboa e um ano no Rio. Voltou para Itaparica, onde ficou por 7 anos. Morou em Berlim entre 1990 e 1991, depois, fixou residência no Rio.

Bacharel em Direito, ele nunca chegou a advogar. Ele era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul. João Ubaldo era casado e tinha 4 filhos.

O velório será a partir das 13h, na Academia Brasileira de Letras, no Centro do RJ. O local do enterro ainda não foi definido, porque uma das filhas dele está fora do país, mas deve acontecer no sábado (19) no mausoléo da ABL, no cemitério São João Batista, ou no jazigo da família.

Marcelo de Carvalho sai em defesa de Luciana Gimenez e processa jornalista
Ricky Martin posa com finalista do The Voice Australia
Morre Cantora e ativista LGBT Vange Leonel, aos 51 anos
Stan Lee quer fazer participação especial em Batman vs. Super-Homem
Mariana Ximenes esbanja equilíbrio em aula de circo

---