Morre o mestre-sala Delegado, da Mangueira

Por - 12/11/12 às 15:30

Reprodução

Notícia triste chegou para os integrantes da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro. Morreu nesta segunda-feira (12), o mestre-sala Delegado, uma das figuras mais marcantes da velha guarda da agremiação.

Hélio Laurindo da Silva, 90, estava internadona CTI da Clínica Santa Branca, na região de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, onde lutava contra um câncer na próstata.

O presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, divulgou nota falando sobre a perda do integrante:

"Lamento, profundamente, informar que acaba de falecer o maior mestre sala de todos os tempos e nosso presidente de honra, Mestre Delegado. Que Deus possa receber em paz a alma deste que, pra mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses".

 

Trajetória

A biografia de Delegado se confunde com a história da Mangueira. Ele foi nascido e criado na comunidade da zona norte, onde aprendeu a arte de ser mestre-sala aos 17 anos. Durante 40 anos, ele ganhou nota máxima nos desfiles da verde e rosa do Rio de Janeiro. Sua aposentadoria aconteceu em 1984, quando desfilou com o enredo Yes, nós temos Braguinha.

Em 2011, Delegado recebeu o cargo de presidente de honra da agremiação. Nos últimos anos, Delegado desfilou em carros alegóricos como um dos baluartes da verde e rosa, ao lado de bambas como Nelson Sargento, Ed Miranda e Raymundo de Castro.

---