Morre o músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, aos 53 anos

Por - 19/01/19 às 10:10

Reprodução/Instagram

Fundador do grupo O Rappa, o compositor, baterista e ativista carioca Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, o Marcelo Yuka, morreu, às 23h40 de sexta-feira (18), aos 53 anos. O artista estava internado no hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro desde o último dia 2, quando sofreu um acidente vascular cerebral  (AVC) isquêmico.

Desde a madrugada do dia 4 de janeiro, Yuka, que teve uma trajetória baseada em lutas, estava em coma induzido.

Em novembro de 2000, Yuka  foi baleado nove vezes na rua José Higino, na Tijuca, bairro da Zona Norte carioca, quando saiu de seu carro para tentar proteger uma mulher que estava sendo assaltada. O ato o deixou paraplégico e, desde então, teve diversos problemas de saúde.

Seu último disco, Canções Para Depois do Ódio, foi lançado em janeiro de 2017, quando o músico estava em um quarto de hospital, onde passou boa parte do ano anterior.

Na grupo O Rappa, cujo sucesso foi atingido em 1996, era o baterista e principal compositor até sua saída, em 2001.

Yuka escreveu letras sobre temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais. "Minha alma (a paz que eu não quero)", "Me deixa" e "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro", por exemplo, foram escritas por ele.

Ainda não há informações sobre o funeral.

Marcelo Yuka é internado no Rio de Janeiro
Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa, sofre AVC
Após 25 anos, O Rappa se despede e não tem planos de volta

---

Tags: