Morre Syd Barret, ex-líder do Pink Floyd
Por Redação - 11/07/06 às 11:51
Morreu hoje, aos 60 anos, o guitarrista inglês Syd Barret, que foi fundador e ex-líder do Pink Floyd. O porta-voz da banda confirmou a notícia agora pela manhã dizendo: "Ele morreu serenamente, há uns dois dias", afirmou a porta-voz. "O funeral será privado e familiar."
Roger Keith Barrett, nasceu em 1946 em Cambridge e passou a integrar o Pink Floyd ao conhecer o baixista Roger Waters e o guitarrista David Gilmour. Lá, ele conheceu o baixista Roger Waters e o também guitarrista David Gilmour, também futuros membros do Pink Floyd.
Foi ele quem criou e deu as coordenadas no estilo a ser seguida pelo lendário Pink Floyd. Ainda jovem, enlouqueceu, devido ao excesso de uso de drogas e foi afastado da banda, por falta de condições de tocar e compor.
Segundo o jornal inglês The Guardian, o irmão do músico declarou que ele morreu devido a complicações associadas ao diabete.
Syd Barret deixou o Pink Floyd em 1968, enfrentando sérios problemas com drogas. Desde que deixou o grupo, Syd se isolou em sua casa e deixou de ter contato com o mundo exterior.
Passou o resto de sua vida vivendo isolado, ao lado morando da mãe. Graças ao dinheiro que recebia dos direitos autorais de seus discos com o Pink Floyd e os poucos trabalhos solo, nunca passou necessidades e pode levar uma vida digna. Sempre ligado a arte, dedicou-se a pintura.
Reencontro
Em 1975, enquanto David Gilmour gravava o disco Wish You Were Here, dedidcao a ele, Barrett apareceu no estúdio. Exibia um visual bem diferente do que todos estavam acostumados, gordo e com careca. Por muito tempo ficou assistindo tudo o que rolava no estúdio. Só bem depois, foi reconhecido pelos velhos amigos.
Ao sair do grupo, Barrett gravou Syd Barrett: The Madcap Laughs (1970), Barrett (1970), Syd Barred (1974), The Peel Sessions (EP 1988), Octopus (coletânea 1992), Crazy Diamond (Box Set 1993).
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.