Morte de Levi, em ‘Pantanal’, dispara busca por ‘piranha’ no Google

Por - 15/06/22 às 11:10

Levi morrendo no rio, devorado por piranhas, em 'Pantanal'A morte de Levi gerou curiosidade pela existência de piranhas no Pantanal Foto: Reprodução/ TV Globo

Tão grande quanto a repercussão das cenas da morte de Levi (Leandro Lima), em “Pantanal, está sendo, desde que a sequência foi exibida na Globo, na note de segunda-feira, 13 de maio, a busca pela palavra “piranha”.

A curiosidade do público disparou as buscas sobre piranhas do Pantanal e muitos internautas recorreram ao Google para saber se os animais existem mesmo por lá.

De acordo com dados do Google Trends, a busca por termos como “piranhas do Pantanal”, “piranha Pantanal” e “tem piranha no Pantanal” cresceram mais de 1.000% nas pesquisas.

Na sequência da morte do peão, Levi foi baleado e caiu no rio, sendo atacado segundos depois por um cardume de piranhas que o devoraram. A cena precisou de longos quatro dias para ser feita pela equipe da novela, e o ator teve que ficar 4 horas com seu “traje de peão” completo (roupas e botas) dentro d’água.

Durante a gravação foram utilizados cerca de 5 litros do líquido vermelho cenográfico.

AFINAL, TEM PIRANHA NO PANTANAL?

Sim, o pantanal mato-grossense tem piranhas. Contudo, os ataques somente ocorrem em determinados casos, quando, por exemplo, na época da seca quando o nível da água é baixo e a concentração delas é maior. Com a comida escassa, os peixes ficam incomodados com a colocação dos ovos enterrados no leito do rio.

Os ataques fatais são raros e normalmente tudo fica em uma só mordida, como uma beliscada, nos pés ou nas mãos. Ou seja, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a carnes que já estão mortas, e não a indivíduos saudáveis.

Alguns especialistas especulam que aproximadamente de 300 a 500 piranhas levariam cinco minutos para retirar a carne de um humano de 80 quilos.

As piranhas vivem em cardumes, mas não adotam nenhuma estratégia coletiva para caçar. A formação de grupos é uma estratégia de defesa. Elas se movem agrupadas para se protegerem dos predadores.

As piranhas são famosas por devorar carne, de pequenos insetos até mamíferos muito maiores que elas, mas também se alimentam de sementes e outros materiais, vegetais que são encontrados no fundo do rio.


Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino