Morte horrível! Alexandre de Moraes pressiona Elon Musk e o Twitter agoniza
Por Flavia Cirino - 29/08/24 às 07:59
Um sentimento de luto coletivo tomou conta do X, o antigo Twitter, desde a noite de quarta-feira, 28 de agosto. Isso porque o futuro da rede social de Elon Musk, enfrenta incertezas no Brasil. Em outras palavras: depois de mudar de nome, o antigo Twitter está com a morte anunciada.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o empresário informe, em até 24 horas, quem será o novo representante da plataforma no país.
A decisão coloca em risco as operações da rede social no Brasil caso a ordem não seja cumprida.
O ministro enviou a intimação por “meios eletrônicos” e determinou que a secretaria do STF notificasse o empresário. A conta institucional do STF no X fez a notificação diretamente na própria rede, marcando tanto o perfil oficial da plataforma quanto a conta pessoal de Musk.
O que pode confirmar a morte do Twitter
Desde que Elon Musk fechou o escritório do X no Brasil, a empresa não mantém advogados constituídos no país.
Filha trans de Elon Musk sofre com as falas do pai
No último dia 17 de agosto, o X anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, justificando a decisão como resposta às ações do ministro Alexandre de Moraes. A plataforma, por meio de comunicados, afirmou estar sofrendo perseguição e censura.
A disputa teve início quando a rede social se recusou a derrubar perfis bloqueados por Moraes em investigações sobre disseminação de notícias falsas e ataques às instituições brasileiras.
Além disso, o próprio Musk tornou-se alvo de uma investigação da Polícia Federal após prometer reativar contas suspensas por decisão do STF.
Babado, confusão e gritaria
Elon Musk intensificou o conflito ao chamar o ministro Alexandre de Moraes de “vergonhoso” e sugerir que ele renunciasse ou enfrentasse um processo de impeachment.
Essa declaração deu início a uma série de provocações contra o ministro, resultando na inclusão do empresário como investigado no inquérito das milícias digitais.
Contudo, em meio a essa disputa, Musk compartilhou documentos confidenciais com o Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que é controlado por deputados aliados de Donald Trump.
Os documentos continham ordens de Moraes para a remoção de perfis e publicações com ataques às instituições brasileiras. Os deputados republicanos, por sua vez, divulgaram o material sigiloso.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino