Motivos para se emocionar com a série de Chitãozinho e Xororó

Por - 24/10/24 às 13:08

Chitãozinho e XororóDivulgação/Keiny Andrade

Se você é fã de Chitãozinho e Xororó não pode perder a nova série documental Original Globoplay, ‘Chitãozinho & Xororó, uma História de Sucesso’, em coprodução com a 70 Filmes.

Com direção geral de Emília Silveira, os cinco episódios da obra biográfica passeiam pelos mais de 50 anos de carreira dos músicos. Permeado por depoimentos de familiares, amigos, fãs, profissionais e empresários, além de singles icônicos que conquistam há anos os brasileiros, o doc promete emocionar, divertir e fazer todo mundo soltar a voz.

A série tem como fio condutor uma longa entrevista com a dupla, na qual Chitãozinho e Xororó relembram suas trajetórias ao assistirem momentos marcantes de suas carreiras. Um cenário foi idealizado e montado especialmente para esse encontro rodeado de sentimentos em um estúdio de 370m², com um telão de 6m x 4,5m e seis câmeras dispostas no ambiente para captar todas as reações dos artistas enquanto revivem as cinco décadas de sucesso.

Sandy vira apresentadora e ganha programa no Multishow

“Começamos muito cedo e eu passei os últimos momentos da infância já cantando. Depois, a adolescência toda até ficarmos adultos sempre foi permeada pela música. No começo, para sobreviver. E na sequência, quando o sucesso chegou, para manter a carreira. Fomos nos envolvendo cada vez mais e esses cinquenta anos se passaram e nem percebemos”, se emociona Chitãozinho.

“Costumamos dizer que nós dois somos operários da música. Sempre fomos incansáveis, para trabalhar, cantar, fazer tudo o que é preciso para projetar e manter uma carreira, que é mais difícil ainda do que fazer sucesso”, enfatiza Xororó. “Esse documentário também é especial por reunir um material como esse. Nossos fãs e pessoas que acompanham a nossa carreira há tantos anos vão poder assistir e conhecer bem, por nós dois, o que vivemos, o que passamos e o que construímos nesses 54 anos”, comemora Chitão. “A música tem isso, conseguimos realizações que nem sequer sonhamos”, reflete Xororó, concordando com o irmão.

Em frente às câmeras, os paranaenses de Astorga abrem suas vidas, desde a infância até os dias de hoje. Entram em cena lembranças, como a convivência com os pais, Dona Araci e Seu Mário, e os irmãos; o início da paixão pela música e o incentivo da família; as descobertas ao embarcarem em turnês com o circo; os percalços pelo caminho para ajudar em casa; a chegada ao estrelato com hits como ‘60 Dias Apaixonado’ e ‘Fio de Cabelo’; e várias conquistas pela estrada desde que viraram ídolos nacionais e canções em suas vozes se espalharam pelo Brasil, se tornando verdadeiros clássicos. Partindo da música sertaneja de raiz, da reverência aos compositores e aos ídolos do gênero que os antecederam, Chitãozinho & Xororó modernizaram os arranjos, as letras e as melodias, sem deixar de lado as características originais.

“Esse projeto começou em 2018, inicialmente como um filme, até que surgiu o convite do Globoplay para fazermos a série. É uma série documental comemorativa dos mais de 50 anos da dupla, que reúne muitas cenas inéditas, história legal e imagens que ninguém nunca viu”, revela a diretora geral e roteirista Emilia Silveira. Diretor, roteirista e supervisor musical, Marcus Fernando acredita que a produção conquiste além dos fãs. “Tentamos reunir para o público que eventualmente não conhece a história da dupla o máximo de informação. E para a maioria das pessoas, que já conhece muito da trajetória de Chitãozinho & Xororó, trazemos novos elementos e novas emoções”.

Durante os cinco episódios, a narrativa percorre viradas da carreira e momentos de dúvidas e incertezas, abordando a saga de uma dupla que continua no topo e que tem uma estrada marcada por surpresas, fases difíceis, amizades, brincadeiras, trabalho sério e muita música. Biográfica, e também musical, a série é embalada por canções icônicas gravadas pelos artistas em diferentes épocas. Em imagens de acervo e em cenas inéditas de bastidores de shows e ensaios, dá para conferir a rotina de Chitãozinho & Xororó por trás dos holofotes, e ainda curtir hits contagiantes como ‘Se Deus Me Ouvisse’, ‘Fogão de Lenha’, ‘No Rancho Fundo’, ‘Evidências’, ‘Brincar de Ser Feliz’, ‘Página de Amigos’ e ‘Alô’, que costuram toda a história. Os admiradores também podem se preparar para conferir três clipes de músicas gravadas pela primeira vez pela dupla, exclusivamente para o documentário.

E, claro, sem negar as aparências e nem disfarçar as evidências, a produção conta com declarações para lá de especiais, como as de familiares dos músicos. Entre os entrevistados, Sandy e Junior, filhos de Xororó, e Noely, sua esposa; os filhos de Chitão, Aline, Allison e Enrico, e sua esposa, Marcia Alves; e Maurício Lima e Tiãozinho, irmãos da dupla. Também participam do especial, nomes como: Dena Lima, mãe de Aline e Allison e ex-mulher de Chitãozinho; Homero Bettio, empresário, produtor musical e grande parceiro dos artistas; os compositores José Augusto e Paulo Sérgio Valle; os cantores sertanejos Gilberto & Gilmar, Milionário, da dupla Milionário & José Rico, e Robertinho, da dupla Leo Canhoto & Robertinho; o filósofo e apresentador Francisco Bosco; a fotógrafa Rosa Marcondes, fã da dupla; os autores Edvan Nunes e Gustavo Alonso; e os empresários Fernando Alterio e Tom Gomes.

‘Chitãozinho & Xororó, uma História de Sucesso’ tem direção geral de Emilia Silveira; direção e roteiro de Emilia Silveira e Marcus Fernando, também supervisor musical da série documental; e Rosane Hatab como produtora executiva.

Entrevista com Chitãozinho & Xororó

Como você descreve o documentário?
Xororó
: É um projeto que conta a nossa história de 54 anos de carreira, os desafios e os momentos emocionantes. As pessoas que assistiram a série ‘As Aventuras de José & Durval’, que foi baseada na nossa história, agora poderão nos conhecer de outra forma, com depoimentos de amigos, família, fãs, além de nós comentando momentos importantes e trazendo mais detalhes do que realmente aconteceu nesses anos. Vai ser muito especial!

Como foi rever tantos momentos especiais desses mais de 50 anos de carreira durante a gravação do depoimento para o documentário? Teve algum momento que mais emocionou?
Chitãozinho:
É emocionante olhar para trás e ver tudo o que vivemos e conquistamos nesses anos. Nós tínhamos um sonho e ver que ele se realizou é um privilégio que vivemos.

Das cenas exibidas, alguma vocês nunca haviam revisitado desse acervo inédito? E quais as principais lembranças vieram à tona das épocas em destaque na produção?
Xororó:
Foi muito marcante quando assistimos e comentamos vídeos antigos. Deu para entender um pouco o porquê chegamos aonde estamos na carreira. É uma alegria ver que sempre cuidamos muito de tudo o que fizemos, nos preocupamos com a qualidade, com a entrega. Ficou um orgulho muito especial de fazermos o nosso trabalho direitinho desde o início.

Conte um pouco mais sobre o envolvimento de vocês na produção.
Chitãozinho:
Tivemos muitos encontros e reuniões, a equipe também se encontrou com nossas famílias, nossos amigos. Fizemos uma entrevista bem longa, passamos o dia juntos gravando depoimentos e comentando vídeos antigos. Esse momento foi fundamental e marcante.

Para o documentário, vocês gravaram três clipes inéditos para a produção. Como foi esse momento?
Xororó
: Pensamos em fazer algo diferente, resgatar algumas canções e fazer em formato acústico. Foi muito prazeroso! Ficou um resultado muito legal, é uma forma também de retribuir o carinho do público.