Mouhamed Harfouch mergulha fundo na pesquisa para personagem
Por Redação - 15/07/13 às 16:35
Em alguns momentos, a origem de Mouhamed Harfouch orienta sua trajetória profissional. Filho de sírio, mas nascido e criado no Rio de Janeiro, o ator interpreta, pela terceira vez, um personagem relacionado ao mundo árabe: o cirurgião palestino Pérsio de Amor à Vida. Antes, deu vida ao argelino Hussein, em Pé na Jaca, e ao libanês Farid, em Cordel Encantado. Cada papel tem suas particularidades e é nisso que Mouhamed gosta de se aprofundar.
"O trabalho não diminui, só aumenta. Tratá-los como uma coisa só seria o mesmo que igualar América Latina a Brasil: tem diferenças, e grandes. Principalmente, entre a cultura do argelino, do libanês e do palestino", pontua.
Justamente por investigar a fundo referências para os papéis que interpreta, Mouhamed não perdeu tempo quando soube da escalação para a novela de Walcyr Carrasco. Já no final do ano passado, começou a se preparar para o personagem. Leu livros de História para entender sobre a realidade da região e assistiu a documentários na internet e filmes como Uma Garrafa no Mar de Gaza e A Pequena Jerusalém.
"Talvez tenha sido o personagem na tevê que eu mais trabalhei porque queria entender muito sobre essa realidade da Palestina", explica.
A pesquisa se estendeu ao universo da medicina. Como, na trama, Pérsio é um cirurgião, Mouhamed decidiu acompanhar a rotina de um amigo também cirurgião. E viu de perto várias operações médicas devidamente paramentado.
"Quem me olhava pensava que eu era um cirurgião", recorda, aos risos.
No início, Mouhamed precisou lidar com o próprio medo de ver sangue. Chegou a pensar que poderia desmaiar no meio da sala de cirurgia. Mas, aos poucos, foi se acostumando com aquela realidade. E ainda absorveu informações úteis para suas sequências como Pérsio.
"Tem toda uma hierarquia em uma cirurgia, como lavar as mãos, como se preparar, o que você não pode encostar… Se você se permitir viajar um pouco, vai se ver em uma cirurgia", surpreende-se ele, que também conta com o auxílio de um profissional durante as cenas mais complexas.
O que também chamou a atenção de Mouhamed é a própria história do personagem. Isso porque Pérsio terá um romance com Rebeca, interpretada por Paula Braun, uma médica judia do Hospital San Magno. No início, os personagens implicam um com o outro, mas com o passar dos capítulos as diferenças culturais acabam de lado.
"O romance está previsto na sinopse e é muito legal falar disso porque é uma novela sobre o amor em todas as suas formas. E o deles simboliza o amor que vai vencer barreiras culturais, religiosas e educacionais", avalia.
Com cerca de 20 anos de carreira no teatro, a entrada de Mouhamed na televisão aconteceu naturalmente. Mesmo sem ter procurado por testes para o veículo, o ator foi chamado para uma participação no Você Decide, em 1996, por conta de seu bom desempenho nos palcos. Depois, envolvido com peças que viajavam o Brasil, ele só voltou a atuar na televisão aberta em 2006, em Pé na Jaca.
"Já trabalhei sem ganhar absolutamente nada. Fiz tudo que se possa imaginar: varrer palco, subir iluminação, preparar o teatro todo e voltar no dia seguinte para fazer a peça", conta.
Por isso mesmo, em um determinado momento, por mais que soubesse de sua paixão por atuar, resolveu cursar uma faculdade de Direito como uma espécie de "plano B". Chegou a trabalhar em dois estágios ao mesmo tempo e ensaiar teatro à noite.
"Quando eu lembro de tudo isso, vejo que gosto muito do que faço", valoriza ele, que passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, mas nunca exerceu a profissão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.