MTV envia comunicado sobre mal-entendido

Por - 03/10/05 às 19:34

A MTV Brasil enviou um comunicado sobre um mal-entendido ocorrido no Vídeo Music Brasil, que aconteceu no dia 29 de setembro, em São Paulo.

O uso da palavra “mongolóide” durante a premiação teria ofendido algumas pessoas. A emissora fez questão de se retratar.

Leia o comunicado na íntegra:

A MTV BRASIL lamenta o fato de várias pessoas terem se ofendido com a expressão "mongolóide" usada num texto que descrevia as "qualidades essenciais" de um baterista, durante o  VMB, programa ao vivo veiculado na quinta feira 29 de setembro e também exibido em diversas reprises na programação.
 
Em nenhum momento a MTV BRASIL teve o intuito de ofender quem quer que seja, e muito menos foi intencional a vinculação do termo "mongolóide" aos portadores da Síndrome de Down.

A palavra "mongolóide" hoje, graças ao trabalho de ONG’s e pessoas envolvidas com a Síndrome de Down , já não é mais usada para definir os portadores da doença, como o fora no passado. A maioria das pessoas já percebeu que é melhor que assim seja, para proteger os que sofrem com a doença e para não difundir preconceitos que só atrapalham a inserção social dos portadores da Síndrome.

Cabe esclarecer que, quando a MTV se refere aos portadores de Síndrome de Down, não usa a palavra "mongolóide" assim como não chama os portadores de HIV de "aidéticos".
 
Como temos uma longa e reconhecida luta contra o preconceito e pela conscientização dos jovens em relação a diversos temas sociais, estamos certos de que o que aconteceu é fruto de um lapso. Lapso que é decorrente muito mais do uso coloquial de uma expressão do que de uma manifesta vontade em ferir suscetibilidades.
 
A série de protestos e reclamações calou fundo aqui na MTV. E, sendo assim, a nós cabe tão somente pedir desculpas aos que se ofenderam e garantir que estamos sempre dispostos a esclarecer confusões e a mudar o que for preciso em nossas condutas.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.