Mudança de Anitta ainda divide opiniões
Por Redação - 14/04/14 às 08:25
Desde o tempo em que assinava MC, Anitta é uma metamorfose. Mais do que ambulante. Poderosa, abusada. Para alguns, a artista de apenas 21 anos aproveita privilégio dado e exigido pela fama: a busca de um padrão de beleza ideal. Para outros, Anitta passa por um processo de “embranquecimento”. A pele continua a mesma, mas o nariz… quanta diferença.
Para o conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, Ivanir dos Santos, a funkeira se destacou por trazer impressas na música, dança e visual as marcas da cultura negra das periferias:
“Quando ela perde esses traços, perde a autenticidade, fica comum. Há artistas assim, que negam seus traços e se aproximam do modelo aceitável pela sociedade, do alisamento do cabelo à forma de se vestir”, destacou ao jornal Extra.
Na premiação dos melhores do ano do Domingão do Faustão, da Globo, o esparadrapo no narizinho de uma Anitta loura causou furor nas redes sociais. A cantora havia diminuído os seios (após cirurgia de redução de mamas malsucedida aos 18 anos), tirado os pneuzinhos e aproveitado que o nariz estava obstruído para retocá-lo também.
À frente da agência de modelos negros HDA Models, Helder Dias já cansou de ouvir clientes pedirem profissionais “com nariz de branco e lábios finos”. Ele lamenta as mudanças de Anitta.
“Ela é carismática e vende. Mas não tinha a imagem exigida pelo mercado. As mudanças são resultado da pressão em uma menina para se adequar ao modelo de beleza da indstria. E ela era linda daquele jeito, brejeiro. Perdeu identidade, disse ao jornal Extra.
Já o psicanalista Luiz Alberto Py qualifica as críticas como “patrulhamento”.
“Dizer que está renegando as origens é uma grande bobagem. Cientificamente, não existe raça. A raça humana é uma só. Se a menina quer ficar mais bonita, é direito dela. Há coisas mais importantes para se discutir.
Presidente do fã-clube Manas da Anitta, Amanda Martins, de 23 anos, não só apoia a artista como viveu uma revolução inspirada por ela.
"Sofri bullying no show. Tinha 105 quilos. Anitta me viu triste no camarim e, mesmo sem saber de nada, disse que eu era forte, ia dar a volta por cima. Fiquei pensando nisso. Resolvi fazer a cirurgia de redução de estômago. Já perdi quase 30 quilos. Se não fosse ela, estaria no mesmo buraco de sempre", disse.
Anitta causa tumulto entre fãs no aeroporto
Anitta se apresenta em Curitiba
Produtor desaprova mudanças físicas de Anitta
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.