Música de Katy Perry deixa as pessoas felizes, diz pesquisa

Por - 21/07/14 às 20:10

Getty Images

Katy Perry te faz sorrir, enquanto OneRepublic te faz chorar. Esse foi o resultado de uma pesquisa divulgada por Jacob Jolij, professor de Psicologia Cognitiva e Neurociência da Universidade de Groningen (Países Baixos).

Jolij tinha como objetivo averiguar se existe uma explicação científica pela diversidade de emoções que certas músicas despertam nos seres humanos. Para isso, foram usados sete sucessos atuais que provocam reações emocionais muito diferentes entre si como Birthday, de Katy Perry, All of Me, de John Legend ou Magic, do Coldplay.
 
O resultado de seus estudos mostraram que o tema Birthday, de Katy Perry, nos faz rir porque possui um ritmo rápido e foi escrito com um tom maior, o que estimula a produção de dopamina e, por isso, a felicidade.
 
Mas já com o tema Something I Need, do OneRepublic, ocorre exatamente o contrário, porque é lenta e utiliza um tom menor, por isso "relembra inconscientemente um tom ascendente, o que é associado a derrota e incerteza".
 
E descobriu que a música Magic, do Coldplay, é ideal para "vencer o medo" porque, 'embora seja lenta, seus acordes principais evocam sentimentos positivos'.
 
Mas músicas como Bad, do David Guetta, provoca ira, 'já que é agressiva e composta por um tom menor', enquanto Wake Me Up, de Avicii, 'evoca entusiasmo pela razão oposta'. 
 
Por último, All of Me de John Legend, seria o 'hit nostálgico' e Best Day of My Life, do American Authors, é uma canção otimista.
 

Disfarce… Katy Perry passeia de boné e óculos escuros
Katy Perry quer papel no musical As Patricinhas de Beverly Hills
Katy Perry posa para foto com fã em Nova York
Katy Perry se veste como uma garota de 13 anos

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.