Nanda Ziegler diz que se sente fazendo cinema em minissérie da Record

Por - 30/09/12 às 15:02

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

A empolgação de Nanda Ziegler com seu primeiro personagem épico chega a ser contagiante.  Após diversos testes, ganhou o papel de Naamá em José – de Escravo a Governador, próxima minissérie bíblica da Record que estreia em janeiro. E para isso, a atriz se aprofundou em pesquisas comportamentais e históricas assim que se inteirou do papel. Afinal, a sofrida personagem é cercada de acontecimentos densos ao longo de sua trajetória na história de Vivian de Oliveira.

A começar pela morte do marido com a destruição da cidade de Siquém, nos primeiros capítulos da produção. Logo em seguida, Naamá passa a viver com os próprios assassinos do marido e ainda tem de se sentir grata por acolherem e darem abrigo a ela e sua filha. Com o tempo, volta a se casar na história que se passa três mil anos antes de Cristo. Mas descobre que é traída.

"A trajetória dela oscila bastante. É toda pontuada por grandes emoções. Sem dúvida, este é o trabalho mais significativo da minha carreira!", vibra a atriz.

Por ser uma personagem de destaque, Nanda assegura que se debruçou em referências históricas e psicológicas para a composição da personagem. Não só no workshop oferecido pela emissora, mas também em pesquisas pessoais. Assistiu a seriados, como Game of Thrones, e dezenas de longas épicos e outros até mais atuais, mas que continham a mesma densidade exigida nas cenas mais tristes vividas por Naamá. Afinal, a atriz de 31 anos costuma se ambientar com as emoções das cenas tempos antes de gravá-las para conseguir alcançar os sentimentos exigidos pela personagem.

"Quando gravo cenas muito tristes, assisto a filmes fortes um dia antes para me acostumar com aquelas emoções. Quando acordo, escuto música clássica e ópera e fico quietinha, entrando naquele clima até a hora de gravar", explica Nanda, que novamente será dirigida pelo marido, Alexandre Avancini, diretor de quase todas as tramas que a atriz atuou na emissora, desde sua estreia em Vidas Opostas.

"Isso fortalece nosso relacionamento. Acho charmoso ver meu marido dirigindo e ele se orgulha da mulher como atriz. Isso aumenta a admiração entre ambos e sempre ficamos na mesma sintonia", valoriza.

O casal se conheceu durante o teste de Nanda em sua estreia na tevê, para Prova de Amor, em 2006. No mesmo período, Nanda também fazia testes para a novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, na Globo. No entanto, a amizade com Tiago Santiago, autor de Vidas Opostas e ex-professor de Nanda, pesou na balança. Afinal, ambos tinham se conhecido ainda em Juiz de Fora, cidade natal da atriz, quando ela atuava em peças amadoras.

Pouco depois, Nanda até chegou a cursar faculdade de Artes Cênicas em Ouro Preto, mas decidiu se mudar para o Rio e fazer diversos cursos e workshops com professores reconhecidos no meio artístico. Estudou com Camila Amado, Sérgio Penna, Fátima Toledo, Hamilton Vaz Pereira, entre outros, sempre em busca de oportunidades e chances de testes em emissoras.

"Era conhecida como a garota workshop. Nessa época, o Tiago (Santiago) já vivia falando de mim para o Alexandre. Ele foi nosso cupido", ressalta a atriz, que em novembro viaja para o Deserto do Atacama, no Chile, com a equipe da minissérie para as primeiras gravações no exterior.

"Me sinto fazendo cinema nesse trabalho. Estamos com um equipamento de ponta, com imagens lindas. O universo desse trabalho é muito lúdico e essa viagem é para um lugar totalmente espiritual", anima-se, desembaraçando as longas madeixas de megahair escuro que compõem o visual da personagem.

Nanda Ziegler, a vilã de Rebelde, posa só de biquíni

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.