Nando Reis conta tudo sobre vício em drogas e álcool
Por Flavia Cirino - 15/11/24 às 16:31
Nando Reis, aos 61 anos, abriu o jogo sobre sua luta pessoal contra o vício em álcool e drogas. O cantor e compositor, que está em recuperação há oito anos, falou sobre o impacto dessas substâncias em sua vida e na sua carreira.
Drogas acabaram com as relações de Nando Reis
Ele se refere à sua jornada de sobriedade no contexto do lançamento de “Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo”, seu primeiro álbum produzido totalmente sóbrio. Ao site Breeza, Nando destacou como o vício interferiu em diversos aspectos de sua trajetória
Eu sou alcoólatra, sou dependente químico e essa adicção, como qualquer adicção, interferiu muito na minha vida”.
Ele prosseguiu: “Mas, diferentemente do que as pessoas creem, ela não é determinante para a qualidade da sua produção”, afirmou o músico.
Reis ainda refletiu sobre o uso de substâncias como álcool e cocaína, que, de acordo com ele, ajudavam a quebrar a inércia e a insegurança criativa.
“Tinha um sentido desinibitório e de quebra de uma espécie de inércia que tem a ver quase com um traço depressivo”, explicou. Contudo, Nando também fez questão de enfatizar que sua criatividade e talento sempre foram seus, independentemente do estado em que se encontrava.
Nando Reis: Criação dos filhos e preocupação com drogas
O cantor não costuma abordar o tema do vício diretamente com seus filhos. Ele explicou que sempre soube que muitas pessoas têm contato com drogas, como a maconha, na adolescência.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Eu e Vânia [Passos, esposa de Nando] sempre observamos o quanto isso tinha um componente temerário”, contou ele.
O músico revelou que, ao perceber que seus filhos estavam se envolvendo com o uso de substâncias, sentiu a necessidade de alertá-los sobre os riscos.
“Nunca fui um apologista”, afirmou, destacando que, embora não incentive o uso, está atento aos sinais de excessos e comportamentos que possam representar perigo.
Início do vício
Nando Reis lembrou que começou a usar maconha na adolescência. “Fazia muito, fez parte na minha adolescência”, revelou. No entanto, ele decidiu parar com o uso da substância após enfrentar um episódio de pânico aos 18 anos.
“Eu devo ter fumado, digamos, continuamente com a maior quantidade dos 14 aos 18”, contou o cantor. Essa experiência foi marcante para sua decisão de deixar o vício para trás.
O cantor também fez uma reflexão sobre o consumo de drogas e álcool. Para ele, o uso de cocaína e álcool de maneira comum pode ser prejudicial.
“Eu acho que o uso de cocaína e de álcool da forma comum, não só eu, muita gente usa, ele não é benéfico”, afirmou Nando Reis, por fim.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino