Naomi Campbell depõe em julgamento de ex-presidente da Libéria

Por - 05/08/10 às 09:40

Reprodução

A supermodelo Naomi Campbell participou, nesta manhã de quinta-feira (5), do julgamento do ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, acusado de crimes de guerra.

Naomi depôs como testemunha no Tribunal Internacional de Justiça de Haia, nos Países Baixos e contou ter aceitado os “diamantes de sangue”, termo usado para joias vendidas para financiar conflitos. Esse seria um presente de Taylor à Naomi após ela participar de um jantar na África do Sul oferecido por Nelson Mandela, em 1997.

Campbell, que chegou atrasada para a audiência, lembrou que as pedras lhe foram dadas no meio da noite por dois homens não identificados. Ela insiste que não sabia que eram diamantes, porque pareciam ‘muito pequenas’ e ‘sujas’.

"Quando estava dormindo, bateram em minha porta. Eu abri e lá estavam dois homens que me deram uma bolsa e disseram: "Um presente para você." Eles não se apresentaram. Na manhã seguinte, no café da manhã, eu disse à Sra. (Mia) Farrow e à Sra. (Carole) White (ex-agente Campbell), o que tinha acontecido e uma das duas disse: ‘Bem, (o presente) foi, obviamente, (de) Charles Taylor.""

"Eu disse, ‘Sim, acho que foi." Eu estava extremamente cansada e não tinha certeza se (os homens) eram funcionários da casa. Quando me deram a bolsa, eu só a coloquei ao lado de minha cama. Abri a bolsa na manhã seguinte, quando acordei. (Quando a recebi deles), peguei, disse obrigado e fechei a porta."

"Não houve nenhuma explicação, nenhuma nota. Vi algumas pedras lá dentro. Elas eram muito pequenas e sujas. Quando falei com a Sra. White e com a Sra. Farrow, elas disseram que obviamente eram diamantes. Eram pedras sujas. Estou acostumada a ver diamantes e brilhantes em uma caixa. Esse é o tipo de diamantes que eu estou acostumada a ver. "

Os promotores acusam Taylor de usar diamantes de sangue para financiar a guerra civil de Serra Leoa de 1991 a 2002. 

Charles Taylor não se declarou culpado de 11 acusações, incluindo assassinato, tortura, estupro, escravidão sexual e uso de crianças como soldados e terrorismo durante o conflito.

 

Tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico, o site que é referência em celebridades.  

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.