Nelson Mandela completa um mês de internação

Por - 08/07/13 às 17:15

Getty Images

Continua preocupante o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Nesta segunda-feira (8) o Prêmio Nobel da Paz de 1993 completa um mês de internação no Med-Clinic Heart Hospital, em Pretória, após uma grave infecção pulmonar.

Mandela, de 94 anos, tem um estado de saúde crítico, porém estável, segundo informações das autoridades africanas. Na última quinta-feira (4), sua esposa, Graça Machel, disse que embora às vezes ele sinta algumas dores, permanece bem.

“Ele se sente um pouco desconfortável por vezes, com dores, mas está bem”.

Controvérsia
 

Apesar das informações darem conta de que Mandela permanece estável, há um documento na justiça, com data de 26 de junho, que diz que Mandela está em estado vegetativo e que sua família chegou a cogitar o desligamento dos aparelhos que o mantém vivo. O porta-voz da presidência nega tal fato.

Enquanto isso, segue a briga entre o neto de Mandela, Mandla, e o restante da família. Tudo porque o rapaz transferiu as sepulturas pertencentes à família de lugar. Existe então uma divergência sobre o local onde Nelson Mandela deverá ser sepultado, quando morrer. Segundo a tradição da etnia Xhosa, da qual Mandela pertence, o corpo deve ser enterrado com os parentes mais próximos, como pais e filhos. O jazigo onde o ex-presidente expressou o desejo de ser enterrado, pertence à família e mantém os restos mortais de seu pai e de alguns parentes. Porém, seu neto quer construir um memorial para, ao mesmo tempo, homenagear o avô e competir com o já existente Museu Mandela de Qunu. Além desse desentendimento sobre onde o corpo de Mandela será enterrado, há ainda uma briga judicial entre suas filhas,  Makaziwe e Zenani contra Mandla, por causa da herança do ex-presidente.

Saúde debilitda
 

Em dezembro de 2012, Nelson Mandela esteve internado no Hospital Militar de Pretória, na África do Sul, primeiramente por conta de uma infecção respiratória e, depois, por causa de uma cirurgia para a retirada de cálculos renais. No início de março, Mandela passou um dia internado no mesmo hospital de Pretória, para uma bateria de exames. O porta-voz da presidência, na época, disse que sua saúde vive sob a vigilância da equipe médica.

Antonio Calloni escolhe Nelson Mandela como sua inspiração
Nelson Mandela reage bem ao tratamento de doença
Filhas de Nelson Mandela brigam com advogado por causa de herança


×