Nicole Bahls anuncia dieta da água e da maçã. Quais são os riscos?
Por Andreia Takano - 11/09/24 às 12:35
Nicole Bahls chamou a atenção ao anunciar que começou uma nova dieta conhecida por ter emagrecido ninguém menos que Beyoncé. Elogiando a “simplicidade” da dieta, Nicole explicou que está consumindo apenas maçã e água.
Apesar de ter como base um alimento considerado saudável, a nova dieta pode ser bastante perigosa e trazer danos até mesmo para o coração, de acordo com Dr. Rodrigo Schröder.
Como foi a noite de Deolane em nova prisão? Saiba tudo!
“Dietas extremamente restritivas como esta podem levar a sérias deficiências nutricionais, uma vez que não fornecem proteínas, gorduras essenciais, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento saudável do corpo. Isso pode resultar em problemas como perda de massa muscular, problemas ósseos, desequilíbrios eletrolíticos, e até mesmo complicações cardíacas graves”, afirma o médico.
Além dos problemas mais evidentes, o especialista também ressalta os danos que a rotina alimentar restritiva pode causar ao metabolismo. “A longo prazo, o corpo entra em um modo de ‘fome’, reduzindo a taxa metabólica para economizar energia”.
E os danos ao metabolismo comprometem até mesmo o principal objetivo: a perda de peso, levando os adeptos até mesmo a engordar depois. “inicialmente, pode haver uma perda de peso rápida, mas, com o tempo, o corpo se adapta e a perda de peso se torna mais difícil, podendo até levar ao reganho de peso após o término da dieta. Lembrando que a maior perda de peso não é de gordura e sim de água e massa magra, o que não é saudável de forma alguma”.
Por fim, Rodrigo alerta sobre a propagação de dietas sem prescrição profissional, somadas à moda do extremismo. “É crucial que as pessoas entendam os riscos associados a dietas extremas e busquem orientação médica ou de um nutricionista antes de iniciar qualquer regime alimentar que promova restrições severas. A melhor abordagem para perda de peso saudável é uma dieta equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares, associada a atividades físicas regulares”, conclui.