No aniversário da morte de Marielle, viúva lança livro relembrando ‘história de amor e luta’

Por - 14/03/24

No aniversário da morte de Marielle, viúva lança livroFoto: Acervo pessoal e divulgação

A história de Mônica Benício e Marielle Franco transcende a tragédia do assassinato da vereadora. Ela revela uma história de amor profundo, resistência e busca por justiça. Nesta quinta-feira, 14 de março, dia que marca os seis anos do assassinado de Marielle, sua viúva anuncia o lançamento do livro Monica e Marielle: uma história de amor e luta, em pré-venda pela editora Rosa dos Tempos.

Ao lançar sua obra, Mônica relembrou a data com uma publicação legendada com o seguinte texto: “6 anos sem saber o porquê minha esposa não chegou para o jantar.

6 anos do primeiro dia do resto da minha vida. 6 anos sem justiça. 6 anos sem ela. 6 anos é tempo demais. A insuportável dor da perda”.

Na obra, Mônica compartilha momentos íntimos do relacionamento de 14 anos com Marielle, desde o encantamento inicial até a dura realidades enfrentadas após sua morte.

Lista de todos os ganhadores do Oscar

“Poder parir esse livro, que não é só uma história de amor, mas de amor entre duas mulheres — com todo o peso, fúria, desencontros e dores que isso gera — é um alívio e também a forma que encontrei de não morrer junto, de insistir na memória imperecível e de lutar por justiça. Não a justiça que o Estado Brasileiro deve a mim e aos familiares de Marielle. Mas a justiça que o mundo deve a Marielles que, como ela, moveram as estruturas para construir um lugar digno pra nós mulheres, mulheres lésbicas, LGBTs, faveladas e favelados, pessoas negras, pobres. Marielle ainda representa todas essas minorias, mesmo que sua garganta tenha sido silenciada de alguma forma pela morte física”, afirma Mônica.

Noite de dor e saudade

Um dos relatos mais comoventes do livro descreve como Mônica, movida pela saudade, chegou a levar uma marreta ao cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, com o desejo desesperado de dar um último abraço em Marielle. A noite que se seguiu, marcada por vinho e contemplação sob o céu estrelado, ilustra a profundidade da dor e do amor que Mônica carrega.

Como tudo começou

Em um Carnaval de 2004, na praia de Saquarema, Mônica Benício mal poderia imaginar que sua vida estava prestes a ser transformada. A chegada de uma desconhecida, que logo capturou sua atenção com um brilho no olhar comparável a um farol, marcaria o início de uma jornada de amor, luta e resistência ao lado de Marielle Franco.

Angélica e Eva prestigiam lançamento de livro

Do primeiro olhar ao amor incondicional

A história de Mônica e Marielle, contada pela primeira vez por Mônica Benício, revela os desafios e a beleza de um amor que cresceu em meio às adversidades. Desde os primeiros momentos, em que a amizade deu lugar a um sentimento mais profundo, até os obstáculos enfrentados pelo jovem casal em uma sociedade que nem sempre aceitava sua união, o livro narra uma trajetória de intensa conexão e compromisso mútuo.

Uma jornada de altos e baixos

A relação entre Mônica e Marielle foi marcada por idas e vindas, um testemunho de sua intensidade e da força de seu vínculo. Mesmo nos momentos de afastamento, a conexão permanecia, demonstrando que o amor que compartilhavam era capaz de superar qualquer distância.

Um amor que mudou o curso da história

A decisão de Marielle de entrar para a política, apoiada e encorajada por Mônica, não só mudou suas vidas, mas também deixou uma marca indelével na história do Brasil. O livro percorre essa trajetória, desde os humildes começos na favela da Maré até o gabinete na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde Marielle trabalhou incansavelmente pelos direitos humanos e pela justiça social.

Wanessa Camargo pensou em escrever um livro após a separação

Legado de amor e luta

As palavras de Mônica Benício, agora vereadora pelo PSOL no Rio, repletas de coragem e autenticidade, não apenas contam a história de seu amor por Marielle, mas também revelam a batalha pessoal de Mônica contra o alcoolismo e sua luta incansável por justiça. O apoio de amigos próximos, como Fernanda Chaves, Zélia Duncan e Talíria Petrone, enfatiza a importância dessa história e o impacto que Marielle e Mônica tiveram na vida de muitos.

A batalha por justiça continua

Seis anos após o assassinato de Marielle, a busca por justiça continua. A complexidade das investigações, que apontam para o envolvimento de milícias no crime, e as recentes ações legais contra suspeitos, como Maxwell Simões Corrêa, refletem os obstáculos enfrentados na tentativa de desvendar os mandantes e motivos do crime. A promessa de uma possível delação de Ronnie Lessa, suspeito dos disparos, mantém a esperança de novas revelações.

A luta de Fabiana Justus contra o câncer

Uma história para a eternidade

“Peço licença pra falar de amor como a forma de luta incansável daqueles que se negam a aceitar o mundo tal como é. Esse livro é uma promessa pra todas as mulheres que ousam amar outra mulher e sabem que isso é revolucionário”, diz Mônica ao falar de sua obra.

O livro Monica e Marielle: uma história de amor e luta é mais do que uma homenagem ou um relato pessoal; é um documento de um amor transcendental que se tornou um símbolo de resistência, inspiração e continuidade da luta por um mundo mais justo.

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.