No Coração do Brasil fala de inclusão social
Por Redação - 12/08/06 às 16:20
No Coração do Brasil, exibido neste sábado, dia 12, na Bandeirantes, José Luiz Datena mostra o desafio dos cegos pela inclusão social em visita a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. “Hoje me sinto mais completo, mais realizado profissionalmente, mais feliz”, afirma Ubiratan Fernando Silva, 32 anos, que ficou completamente cego há 12, após sofrer um acidente de carro. Com apenas 25 anos, Karoline Sales nunca enxergou. Formada em Letras, jovem, bonita e cheia de vida, ela irradia felicidade por onde passa. Adora desafios e diz que “a vida é reflexo do que cada pessoa deseja para ela, do que ela consegue exteriorizar”.
Para falar da luta daqueles que têm dificuldades de visão para se integrar à sociedade, José Luiz Datena visita a Laramara, a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.
O nome é uma fusão de Lara, menina que nasceu cega, hoje com 28 anos, e sua mãe, Mara, uma professora de geografia que mudou completamente de vida para se dedicar à filha. Para aprender a lidar melhor com as dificuldades enfrentadas por Lara, estudou pedagogia, fez especialização e foi para o exterior em busca de conhecimentos. Levou o resultado desse aprendizado para a Laramara, entidade que em menos de 15 anos conquistou tanto reconhecimento que recebe até portadores de deficiência de outros países da América Latina.
Datena se emocionou com o que viu e ouviu. Durante as gravações, teve que segurar as lágrimas ao ver o esforço da pequena Pietra, de apenas um ano de idade, ao tentar dar os primeiros passos.
O programa mostra como o atendimento carinhoso e especializado ajuda a mudar a vida das famílias que passam por lá.
O Laramara possui a única fábrica de máquinas de escrever em braile da América Latina, uma gráfica, uma editora – responsável pela maior parte da bulas impressas em braile – e um estúdio de gravação de áudio equipado com tecnologia de ponta.
Tecnologia, aliás, é outra palavra-chave quando a intenção é facilitar a integração do deficiente visual ao meio. Computadores, relógios e aparelhos de telefone adaptados com programas de áudio, trazem autonomia e permitem que eles conquistem independência.
No Coração do Brasil vai ao ar às 23h30.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.