Novela Cristal mostra o universo de um portador de leucemia
Por Redação - 24/05/06 às 11:00
Pepita Rodrigues está empolgada com seu novo personagem. A atriz, mãe do ator Dado Dolabella, assim como o rapaz, também está escalada para a próxima novela do SBT, Cristal. Em conversa com a reportagem de OFuxico, Pepita deu mais detalhes sobre seu papel, a empresária Vivian, e revela que terá forte ligação com um outro, portador de leucemia.
"Ela é mãe de um rapaz belíssimo, o Adam, vivido por Guilherme Trajano. Vivian é empresária de moda, chique e rica. Ao descobrir o amor de seu filho por Cristal (Bianca Castanho), e de toda perseguição que ela sofre por parte da Vitória Ascânio (Bete Coelho), Vivian tem a idéia de fazer tudo para unir os dois. Até que assume o lugar que era da toda poderosa Vitória na empresa de moda Maison Vitória e dá a Cristal a chance de se vingar de Vitória", conta Pepita.
A atriz completa dizendo que, de repente, ocorre uma reviravolta na trama: "Adam descobre uma doença: a leucemia e aí, ela terá de lutar com unhas e dentes para salvar seu filho. Acredito que ela se cobrará muito. Isso porque ela perceberá que mesmo tendo dinheiro, não consegue mandar no destino e não se conformará facilmente com a doença do filho".
Guilherme Trajano endossou as idéias de Pepita: "Adam é um cara que é super feliz, que está sempre sorrindo e vendo o lado positivo das coisas. Porém, ao se deparar com essa doença, ele mudará. Acho que essa novela trará mensagens bonitas sobre essa luta pela vida".
O tema leucemia já foi tratado numa novela de Manoel Carlos, Laços de Família, da Globo. Nela, a personagem Camila, vivida por Carolina Dieckmann, sofria da doença.
O que é a doença
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais.
A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos (principalmente esterno e bacia) e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.
Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
Segundo as Estimativas de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, as leucemias atingirão 5.330 homens e 4.220 mulheres este ano.
O tipo de leucemia mais freqüente na criança é a leucemia linfóide aguda (ou linfoblástica). A leucemia mielóide aguda é mais comum no adulto.
Informações do site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.