Novelas foi o tema do Globo Repórter desta semana

Por - 10/12/11 às 00:55

Felipe César/ofuxico

O tema do Globo Repórter desta sexta-feira (9) foram as Novelas. O programa fez um resumo dos maiores sucessos da Globo e entrevistou grandes atores que fazem parte da história da teledramaturgia brasileira.

A primeira metade do programa foi centralizada no Projac, centro de produções da Globo. Foi mostrado as cidades cenográficas, o centro de figuração, efeitos especiais e bastidores de filmagens de grandes acidentes.

A reportagem fez questão de mostrar como tudo é grandioso. Informou, por exemplo, que o Projac é o maior centro de produções de novelas da América Latina e que a figuração possui cerca de 150 mil peças em roupas.

A segunda metade do Globo Repórter focou nas cenas memoráveis e novelas que marcaram época.

Mas o melhor foram os depoimentos dos atores, como Francisco Cuoco, Regina Duarte, Tony Ramos, Glória Pires, Lima Duarte e Marília Pêra.

Tony Ramos fez questão de frisar que “a novela é uma grande identidade nacional”. E os fatos provam que o ator está certo. Os índices de audiência da televisão alcançam o pico nos horários das telenovelas, e os espaços para publicidade e merchandising são mais caros nas tramas televisivas.

Não tem como negar, goste ou não, novela é uma paixão brasileira.

Foi bonito ver a emoção de Tony Ramos quando ele contou sobre a filmagem da cena em que contracenou com Lima Duarte e Laura Cardoso, em Caminho das Índias, quando seu personagem descobriu que Lima Duarte era seu pai. Tony Ramos foi as lágrimas.

Emocionante também foi ver Regina Duarte dizendo quais eram as cenas mais memoráveis para ela. A atriz citou a cena da troca de bebês da novela Por Amor, e a noite de núpcias em Rainha da Sucata.

Lima Duarte, que, segundo ele, foi o primeiro vilão de novela do Brasil, falou de Roque Santeiro, a primeira novela a ser proibida pela censura da ditadura militar. Após 10 anos, Lima Duarte volta com a “nova” Roque Santeiro e, quem diria, Regina Duarte brilhou no papel da viúva Porsina. O grande empresário das comunicações do Brasil e presidente da Globo na época, Roberto Marinho, chorou ao assistir o primeiro capítulo ao lado de Boni.

Uma falha importante da reportagem do Globo Repórter foi a omissão com as novelas da extinta Rede Manchete. Dona Beija, Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão marcaram época e também fizeram história na teledramaturgia brasileira, e a Globo pecou em não falar sobre esses sucessos.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.

---


×