Novo filme de Spielberg é criticado por judeus

Por - 13/12/05 às 19:43

O novo filme de Steven Spielberg, Munique, que fala sobre os atentados de terroristas palestinos cometidos contra atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de 1972, foi considerado superficial e pretensioso pelo Cônsul Geral de Israel em Los Angeles.

Onze atletas foram mortos quando uma tentativa de resgate da polícia alemã deu errado, mas o Cônsul Ehud Danoch teme que o filme passe a mensagem moral incorreta comparando os agentes secretos da Mossad (agência israelense de inteligência) com os terroristas.

 

“Como um filme de Hollywood, acho que poderia ser definido como um longa bem feito. Mas, do ponto de vista das mensagens passadas, é problemático. Traz uma equação moral errada. Nós, em Israel, sabemos disso. Há uma certa pretensão ao tentar tratar um conflito sofrido de décadas de existência com as declarações superficiais feitas pelos personagens do filme."

 

Spielberg também foi atacado pelo escritor judeu Jack Engelhard, que o acusa de “não ser amigo de Israel”.

 

“Os judeus fundaram Hollywood. Se, como nossos inimigos dizem, nós somos os proprietários de Hollywood, bem, eis uma mudança de roteiro. Perdemos Hollywood, assim como perdemos Spielberg. Steven Spielberg não é amigo de Israel. Ele não é amigo da verdade.”

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.