Novo papa é escolhido no Vaticano e anúncio oficial deve ocorrer ainda hoje
Por Luigi Civalli - 08/05/2025 - 13:44

A Igreja Católica definiu o novo Papa. A fumaça branca lançada pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), sinalizou que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso.
Logo após o sinal visual, o Vaticano confirmou com a tradicional frase em latim: “Habemus Papam”. Os sinos da capela também tocaram, indicando que a decisão foi tomada após um dia e meio de deliberações.
Trump comenta imagem em que aparece como Papa: “Melania achou fofo”
Rituais pós-eleição já foram iniciados
A identidade do novo pontífice ainda não havia sido divulgada até a última atualização, mas o anúncio oficial acontecerá na varanda central da Basílica de São Pedro. Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, esse pronunciamento ocorreu cerca de duas horas após a fumaça branca.
Antes da aparição pública, o novo papa segue uma série de tradições. Assim que é eleito, o cardeal decano pergunta: “Quo nomine vis vocari?” — ou “como quer ser chamado?”. O nome adotado geralmente homenageia figuras importantes da história da Igreja.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
A primeira aparição como líder da Igreja
O papa eleito se dirige, em seguida, à chamada Sala das Lágrimas, onde reflete, se prepara espiritualmente e veste a batina branca. Esse é o momento em que ele deixa oficialmente o posto de cardeal.
Após isso, o pontífice caminha até a sacada da basílica e faz sua primeira saudação aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Em seguida, oferece a tradicional bênção Urbi et Orbi — “para a cidade e o mundo” — marcando o início de seu pontificado.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais

























