O Auto da Compadecida ganha exibição especial
Por Redação - 02/12/05 às 08:26
No próximo dia 3, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, contará com a exibição do filme O Auto da Compadecida. O longa-metragem contará com legendas em português para o público especial, formado por portadores de deficiências auditivas.
A mostra, que recebe o nome de Cinema Nacional Legendado– criado pela ARPEF, em parceria com o Centro de Produção de Legendas (CPL) e realização do CCBB, começou em junho de 2004 e entre os filmes exibidos com a técnica closed caption – legenda oculta – estão Cidade de Deus, Central do Brasil, Lisbela e o Prisioneiro – este com recorde de público – Carandiru e Janela da Alma.
A iniciativa de abrir as portas do cinema nacional para um novo público – seis milhões de cidadãos brasileiros surdos ou com algum tipo de deficiência e 460 mil deficientes auditivos moradores do Estado do Rio, segundo dados do IBGE – surtiu efeito em outros estados brasileiros. Em outubro, o CCBB do Distrito Federal também passou a exibir filmes com legendas closed caption.
O Auto da Compadecida conta a história de João Grilo ((Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem.
Sobre o closed caption
O sistema closed caption é um recurso da tecnologia digital que possibilita o acompanhamento de programas de televisão através de legendas ocultas, on line ou off-line, substituindo o papel do áudio. O sistema começou há 20 anos nos EUA e atualmente é usado em diversos países, sendo que no Canadá e EUA ele é aproveitado em quase 100% da programação, beneficiando um público formado por deficientes auditivos, bilíngües, semi-analfabetos e crianças em fase de alfabetização.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.