O dia em que o Brasil chorou para dizer adeus a Gugu Liberato
Por Redação - 21/11/20 às 08:20
Em 21 de novembro de 2019, o Brasil se entristeceu com a notícia da morte de Augusto Liberato, nosso querido Gugu. Um dos nomes mais importantes da história da televisão nos deixou prematuramente aos 60 anos. A causa da morte foi uma queda sofrida na casa comprada pelo apresentador em Windermere, próxima a Orlando, Flórida (EUA). Gugu deixou três filhos, João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia Liberato.
Naquela noite de 22 de novembro ele se foi para dor de parentes e amigos. Em nota oficial, a assessoria de Gugu deu a triste confirmação.
Gugu Liberato ganha homenagem da Record TV durante toda a semana
“Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato)”, iniciava o comunicado oficial.
Gugu uniu emissoras de TV
A morte de Gugu mobilizou todas as emissoras de televisão. Os principais canais do País fizeram a cobertura completa da morte, independente de, naquele momento, ele fazer parte da Record TV.
William Bonner fez o anúncio do adeus no Jornal Nacional, da TV Globo. O Mais Você, de Ana Maria Braga, Fantástico, e o Domingão do Faustão lamentaram a morte.
Faustão chegou a dizer: “fomos adversários, mas nunca inimigos.”
Na Record TV, emissora em que trabalhou por 10 anos, grande parte da programação foi dedicada a Gugu, mostrando sua história.
No SBT, emissora onde Gugu iniciou a carreira e permaneceu por quase 30 anos, Celso Portiolli e Eliana chegaram a chorar de saudade.
Generosidade e doação de órgãos
Mesmo diante de tanta dor, a família de Gugu autorizou a doação de todos os órgãos do apresentador. Na ocasião, os médicos dos Estados Unidos chegaram a dizer que ao menos 50 pacientes poderiam ser beneficiados com o gesto.
Após a repatriação do corpo ocorreram o velório, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de São Paulo, e o enterro, no cemitério Gethsêmani, na capital paulista.
João Augusto dá gesto de amor ao pai
No momento em que a família e amigos velavam o corpo de Gugu Liberato, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um fato marcante emocionou a todos. João Augusto, filho mais velho do apresentador, tirou uma correntinha que estava usando e colocou nas mãos do pai.
Muito emocionado, João foi amparado por todos os entes queridos. Assim que o corpo de Gugu Liberato chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo, uma multidão de anônimos começou a aplaudir o apresentador.
Saudade dos amigos
Marcos Mion foi um dos famosos que se emocinou demais no velório do corpo de Gugu Liberato.
"Para você deixar um país inteiro de luto é porque você foi um grande homem, é para poucos. O legado dele é infinito (…) Sou um dos grandes representantes desta nova geração que sabe o valor de Gugu e fiz questão de sempre passar adiante e vou continuar passando adiante", disse Mion. E completou: "não tenho mais condições de falar, tem gente que fala melhor do que eu.
Rodrigo Faro chegou a dizer: “É um momento complicado, a ficha cai agora, quando você vem no velório ver a pessoa, o Brasil de luto, parado para homenagear o Gugu.”
“O Gugu faz parte da carreira de muitas pessoas no meio artístico e deixou um legado de muito amor, muita generosidade. É assim que vamos lembrar dele. Sou muito grata a Gugu Liberato. Ele realmente era uma pessoa muito diferente”, declarou a apresentadora Eliana.
Sônia Abrão declarou: “Esse olhar dele de positividade em relação a vida, essa alegria, estas características faziam parte do Gugu. Estar perto dele fez com que essa onda de energia positiva nos atingisse também. A gente sabia que podia contar com o Gugu para qualquer coisa. Ele era uma pessoa muito humana, de verdade.”
Silvio Santos não compareceu no velório, mas fez questão de, dias depois, conversar com dona Maria do Céu, mãe de Gugu, por telefone. Durante uma conversa, o dono do SBT lamentou a morte de Gugu e ainda ressaltou que toda a homenagem feita pelo Brasil foi muito merecida. Grande amigo e mentor de Gugu, Silvio mostrou-se muito triste com a perda de seu pupilo.
Parlamento português presta homenagem a Gugu Liberato
O parlamento português prestou uma bela homenagem para Gugu Liberato. Durante a apresentação e a aprovação, por unanimidade, dos votos de pesar, o parlamento ainda fez um minuto de silêncio, em homenagem a Gugu e ao cantor Eduardo Nascimento, responsável pela canção O Vento Mudou, que também morreu em 22 de novembro. Gugu Liberato tinha origem portuguesa, por conta da descendência dos pais, dona Maria do Céu e seu Augusto.
"Gugu queria que todos vivessem felizes"
Mesmo passando por muita dor, Aparecida Liberato se pronunciou, após a morte do irmão, Gugu Liberato.
No Instagram, Aparecida escreveu: "Paz, em cada lenço branco que era abanado durante o cortejo. Amor, em cada lágrima derramada nos rostos tristes. Solidariedade, na presença inabalável das pessoas. Alegria, em cada salva de palmas. Generosidade, em cada aceno de adeus. Respeito, em cada silêncio. Esses lindos gestos e sentimentos que fizeram a despedida de Gugu foram os praticados por meu amado irmão durante toda a sua vida neste mundo físico. E esse é o legado que ele nos deixou, a nós, sua família e a seu público."
Despedida de uma grande amiga
Esther Rocha, assessora de Gugu Liberato, escreveu uma linda mensagem nas redes sociais para agradecer o período em que trabalhou ao lado de seu grande amigo.
"Meu caro amigo Gugu, Você jamais imaginou isso tudo, não é? Nem eu… O roteiro que pensamos não era esse, mas quem disse que somos os donos absolutos do nosso tempo? Nos últimos dias dei o meu máximo pra te mostrar quão importantes foram os nossos longos anos de parceria. Segui o meu coração, respeitei os meus instintos e tentei me manter na rota sem nenhum desvio. Agi com a minha verdade, relembrando o seu jeito raro de sempre dizer “nós” e jamais “eu”. Você embarcou antes para o próximo capitulo, mas tudo bem. Eu te perdoo por ir embora sem avisar e só não fico brava porque sei que você foi acompanhado por seres de muita luz. Que sua nova jornada seja de muito amor e evolução. Se precisar de algo, estarei por aqui. Obrigada por tudo, foi bom demais caminhar ao seu lado. E pode me esperar, pois quando a minha hora chegar, é certo que pedirei pra te chamar na porta do Céu pra retomarmos nossa boa e velha parceria. Com amor sincero e muita gratidão, Esther", escreveu.
“Depois de selarmos o fim do contrato, eu e Silvio (Santos) nos abraçamos e demos as mãos”, ao relembrar da saída do SBT para a Record “O Silvio me pagou 50 cruzeiros por cada ideia e ganhei, em um único dia, mais do que o meu salário”, Gugu relembrando do início da carreira no SBT, como auxiliar de produção, ao Jornal do Brasil, em 1990 “Não quero vender obras, só incentivar a reciclagem de cortiça”, sobre seus trabalhos em quadros feitos com rolhas de garrafas de vinho Meu pai foi uma pessoa muito abençoada, era meu herói e inspirador. Ele tinha um coração muito puro. Assisto muita TV. Sou tão aficionado que penso nisso até dormindo. Na minha cabeceira, mantenho sempre um bloquinho, pois costumo acordar de madrugada com novas ideias para meu programa Eu sou muito tímido, mas as pessoas acham que não. Prefiro observar e aprender com isso “O público determina o que quer ver na TV”, Gugu em entrevista para Roberto Justus, que era exibido na Record TV “Desacelerei minha vida profissional em função de meus filhos e da minha familia. Era uma loucura ter um programa semanal de quatro horas de duração e ao vivo. Fiz isso porque quis. A proposta da Record TV foi uma boa porque trabalho alguns meses e fico de folga nos demais”, sobre apresentação do Power Couple “Tudo passa muito rápido e gostaria de ter feito mais coisas” “Saber a audiência é algo apaixonante. Eu tenho a maquininha lá em casa. É fantástico. A primeira vez que os Mamomas Assassinas foram no meu programa, explodiu a audiência. E tem também a Carla Perez…toda vez que ela vai, temos boa audiência”, Gugu Liberato sobre o Domingo Legal, do SBT, em entrevista para Jô Soares, em 1997 Eu nasci e cresci no SBT. Tudo o que aprendi foi observando e vivendo ali, no dia a dia, Gugu durante entrevista na Record TV “Acho que nós vamos sentir saudades uns dos outros. De verdade. Foi muito legal. Matar a saudade pela TV, né?”, Gugu na última gravação que fez à frente do Canta Comigo, da Record TV
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.