O Outro Lado do Paraíso: saiba mais sobre Figurino e Caracterização da trama
Por Redação - 23/10/17 às 08:05
Figurino e Caracterização
Para compor o figurino dos personagens, a figurinista Ellen Milet dividiu os núcleos em três universos: Palmas, Jalapão e Rio de Janeiro.
"São lugares de muitos contrastes. Temos o sol e as altas temperaturas do Jalapão que resultam num figurino com tecidos mais leves, e um Rio de Janeiro mais frio, com clima mais ameno, que refletem nos figurinos dos personagens que vivem na cidade como Beth (Gloria Pires) e Jô (Barbara Paz)", explica.
Já em Palmas domina o estilo de Sophia (Marieta Severo), com bordados e franjas. Para a caracterização da grande vilã da história, Marieta clareou os cabelos com mechas douradas pela primeira vez.
"As cores do guarda roupa de Sophia são preto, branco e muito dourado. Também é marca registrada dela o colar dourado com pingente em forma de coração", explica Ellen.
O visual de Sophia inclui ainda chapéus no estilo Panamá, que agregam dupla funcionalidade: proteção contra sol e um charme a mais. Também foram confeccionados outros 100 modelos masculinos e femininos para os diferentes perfis de personagens.
Com o intuito de se aproximar ainda mais da forma de se vestir dos moradores locais do Jalapão, na história representados por Clara (Bianca Bin) e o avô Josafá (Lima Duarte), além dos habitantes da fictícia Pedra Santa, a figurinista Ellen adotou um truque.
"Estamos envelhecendo as roupas com a terra alaranjada de lá, bem característica desta região e que tem uma aderência muito grande em tecidos e na própria pele", explica.
Há ainda uma influência do estilo do Centro-Oeste brasileiro nos figurinos dos personagens que vivem em Palmas como os bem-sucedidos psiquiatra Samuel (Eriberto Leão), o juiz Gustavo (Luis Melo) e o delegado Vinícius (Flavio Tolezani), além de Gael (Sergio Guizé) e do médico Renato (Rafael Cardoso).
"O estilo sertanejo universitário domina a forma de se vestir dos homens da cidade", explica.
Já as mulheres são sofisticadas, têm cabelos mais descoloridos e lisos.
"Há uma certa ostentação e influência da moda vista em Miami", exemplifica.
Já o visual de Lívia (Grazi Massafera) mescla sensualidade com rebeldia. Dayse Teixeira e Auri Mota, que assinam a caracterização da novela, optaram por escurecer os cabelos da atriz. A maquiagem, com olhos marcados por sombras escuras, ajuda a compor o visual "dark" de Lívia.
"Ousada, mas com bom gosto. A única personagem mais próxima do universo da moda e antenada com as últimas tendências. Um estilo com transparência e sensual", explica Dayse.
Ellen Milet conta que a referência para composição dos looks de Lívia vem do universo do rock.
"Ela é moderna e um tanto deprimida. A inspiração surgiu do visual de Frances Bean Cobain, filha do músico Kurt Kobain, do Nirvana, e de Courtney Love, que tem um estilo mais 'barra pesada' e ousado", define.
Para Ellen, a composição de figurino mais trabalhosa foi a da protagonista Clara (Bianca Bin).
"Menina simples, mas com uma beleza natural aflorada. No início, usa muito vestido com botas e chapéu. É uma personagem de viradas e, por isso, a transformação no visual acompanhará os diferentes momentos e fases", antecipa.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.