Olga e Cafundó competem em festival de cinema de Viña del Mar
Por Redação - 10/10/05 às 13:24
Dois filmes brasileiros disputam um prêmio no XVII Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, que teve início neste sábado, dia 8, e vai até o próximo dia 15, no Chile: Olga, de Jayme Monjardim, e Cafundó, de Paulo Betti, concorrem na categoria Melhor Longa-Metragem de Ficção.
Olga narra a história da judia alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou (Rússia), onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil, para liderar a Intentona Comunista de 1935, apaixonando-se por ele na viagem.
Já Cafundó, filme de estréia de Paulo Betti como diretor, conta a história de João de Camargo, um tropeiro saído das senzalas, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Esse choque leva o ex-escravo ao fundo do poço. Abandonado nos braços da inspiração, ele se alucina, se ilumina e é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã.
Produção nacional
Além desses dois longas, o Brasil também tem seus representantes em outras categorias. Papá, de Santiago Dellape, e Messalina, de Cristiane Oliveira, concorrem na categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção.
Papá narra a história de um gangster homônimo de origem italiana. E Messalina gira em torno da deficiente visual Isabel que, ao atender um telefone público, passa a viver em uma fantasia.
Outros produtos verdadeiramente brasileiros encabeçam a lista dos preferidos a melhor curta-metragem de animação.
Concorrem nessa categoria os curtas Desventuras De Um Dia ou A Vida Não É …, de Adriana Meirelles; O Ditado, de Lavínia Chianello; Leve-me a Seu Líder, de Nereu Cerdeira Brasil; Três Tons Sobre o Poema de Um Pinto, de André Scucatto, e Zen ou não Zen? Essa é a Questão, dos Alunos do Espírito Santo.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.