Oruam tem prisão decretada após confusão com policiais no Rio

Por - 22/07/2025 - 14:13

OruamOruam: Duas prisões em menos de uma semana - Foto: Reprodução/ Youtube

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a prisão preventiva do cantor Mauro Davi Nepomuceno, conhecido como Oruam, após uma ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) em sua residência, no bairro do Joá, Zona Oeste da cidade.

Abordagem na casa de Oruam termina em gritaria, pedradas e fuga de menor

Operação tinha como alvo um adolescente

Os agentes da DRE foram até o local após receberem informações sobre um adolescente suspeito de atuar como segurança de um dos líderes do Comando Vermelho. O jovem, segundo a Polícia Civil, também integra a Equipe do Ódio, grupo ligado a roubos organizados. A abordagem ocorreu do lado de fora da casa, onde o rapaz foi colocado em uma viatura, mas conseguiu escapar durante a confusão.

Oruam reagiu à presença da polícia

Durante a ação, o rapper discutiu com os policiais, filmou o delegado Moyses Santana e publicou vídeos em tom de provocação nas redes sociais. Em uma das gravações, ele declarou:

“Tem mais de 20 viaturas na minha casa. O mesmo delegado que me prendeu. Eu estava saindo e colocaram a pistola na minha cara. Claro que ele vai querer prender nós (sic) porque nós é filho de bandido”.

Logo depois, Oruam foi até o Complexo da Penha, de onde desafiou os policiais:

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

“Eu quero ver você vir aqui. Me pegar aqui dentro do complexo. Não vai me pegar, sabe por causa de quê? Que vocês peida”, disse ele.

Decisão judicial justifica prisão

O mandado foi expedido pelo Plantão Judiciário. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a medida tem base nos artigos 311 a 313 do Código de Processo Penal e considera a necessidade de preservação da ordem pública e o risco da liberdade do investigado.

A decisão menciona que a prisão se refere aos crimes de “resistência qualificada, desacato, dano, ameaça e lesão corporal”.

Histórico do artista

Oruam é filho de Marcinho VP, líder histórico do Comando Vermelho, preso desde 1996. A relação com o pai já foi abordada pelo cantor em músicas, entrevistas e até no palco. Durante o Lollapalooza de 2023, ele se apresentou com uma camiseta que dizia “Liberdade para Marcinho VP”.

O artista também mantém no corpo uma tatuagem em homenagem a Elias Maluco, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes e padrinho do rapper.

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais