Os Smurfs são despejados de aldeia na Espanha

Por - 28/08/17 às 21:00

Reprodução

Na última semana, o anúncio sobre a ordem de despejo dos Smurfs de sua 'aldeia', localizada a 113 km de Málaga, na Espanha, causou alvoroço nas ruas da pequena Júzcar. De acordo com o jornal El Pais, o governo regional da Andaluzia, que vinha lucrando alto com a exploração da imagem dos pequenos bonecos azuis, voltou atrás em sua decisão de repassar aos herdeiros de Peyo (Pierre Culliford), seu criador, a taxa de 12% das receitas em todos os produtos e atividades associadas aos Smurfs.

Por essa razão, uma ação judicial determinou que, a partir do dia 15 deste mês, que o vilarejo retire todas as referências aos personagens. Os moradores – que haviam feito um mutirão para pintar todas os imóveis, igreja e prédios históricos – terão direito apenas a manter o azul das casas, já que não há copyright da cor das paredes.

OFuxico conversou por telefone com a portuguesa Beatriz Teixeira, que vive na Espanha há 30 anos. Segundo ela, o local tornou-se um destino turístico para e fãs dos Smurfs.

"O local e muito agradável e nos faz sentir dentro do filme da Sony. Os turistas ficam encantados com esse lugar, que ganhou um clima lúdico. Principalmente as crianças, pois os personagens estão por todas as partes. Uma pena não terem entrado em acordo, pois todas as partes acabam perdendo com isso".

A ideia de transformar a pacata Júzcar na aldeia dos Smurfs ocorreu em 2011 durante o lançamento de Os Smurfs em 3D devido à grande quantidade de cogumelos que cresciam nos bosques ao lado da aldeia. Numa grande jogada de marketing, a Sony Pictures sugeriu que todas as casas do local fossem pintadas de azul e utilizadas para promover o longa-metragem.

Em pouco tempo, mais 80 mil turistas invadiram as pacatas ruas espanholas. Diante do sucesso, as autoridades locais decidiram manter a nova paginação e ainda divulgaram a região como "A primeira aldeia Smurf do mundo". Com os dois filmes seguintes, realizados em 2013 e 2017, Júzcar voltou a ser utilizada, e todas as casas a receberam uma nova demão de tinta azul.

---