Páginas da Vida: Gisele se encanta com vizinho pianista
Por Redação - 28/08/06 às 08:30
Na trama de Manoel Carlos, um piano de cauda é içado por cordas na fachada do prédio onde mora Gisele (Pérola Faria) e Anna (Deborah Evelyn). A jovem vem da rua e pára, admirada. Entre um pedaço e outro de torta, ela se deixa sonhar. Parece capaz de ouvir, com o ouvido da imaginação, uma melodia maravilhosa vindo do instrumento. Quem seria o dono, o pianista? Quem será o novo vizinho?
Lídia, que chegara da padaria naquele momento, pára ao lado da menina e responde parte das dúvidas dela: – “deve ser pessoa importante… A nova dona do apartamento chegou com escolta policial”.
Mais tarde, Giselle, quando ia descer pelo elevador, escuta uma melodia vindo do apartamento recém-ocupado. A perfeição de como a música é executada chama a sua atenção. Como que hipnotizada, vai até a porta vizinha e descobre que está entreaberta. Um toque simples e ela se abre; um passo e está dentro do apartamento alheio.
Fascinada, percorre o salão por entre móveis e caixotes. Anda lentamente, quase na cadência da música. Não quer assustar o músico sentado mais adiante, de costas para ela. Não viu seu rosto ainda, apenas o cabelo cacheado que balança de leve à medida que sobe e desce as escalas do teclado.
Amor à primeira vista
Os jovens se olham. E Luciano (Rafael Almeida) interrompe a música. Também está encantado, menos por aquela aparição inusitada do que pelo olhar meigo da menina, que o encara fixamente. Depois de trocarem tímidos cumprimentos, Giselle se explica. Mora no apartamento ao lado e viu quando o piano subia: – “parecia filme”. Depois, pede que ele volte a tocar lindamente como antes. Luciano obedece. É a música mais bonita que Giselle já ouviu. É apenas o início da conversa.
Luciano revela que estuda piano desde os dez anos e que agora vai estudar numa casa de cultura próxima, o AMA. Giselle vibra com a coincidência. É o mesmo lugar onde estuda balé – arte, aliás, que confessa odiar. Depois, Luciano permite que ela toque uma música ao piano. É uma música linda, mas Giselle não toca bem. Luciano entende e, delicadamente, a ajuda. O piano passa a ser tocado a quatro mãos, num concerto improvisado. De repente, param bruscamente ao primeiro sinal de perigo.
O pai chega
Uma voz autoritária vinda de algum lugar no interior do apartamento reclama da disposição de uns móveis. Giselle se assusta. Luciano percebe e tenta tranqüilizá-la. É o pai, Nestor. Num instante o homem já está com eles, reclamando com o filho: – “você já está nesse maldito piano?!”. Fala sem perceber a presença de Giselle, quando nota, não esconde certo constrangimento pela forma grosseira como se dirigiu a Luciano.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.