Páginas da Vida: Nascem os bebês de Nanda, que faz um último pedido
Por Redação - 02/08/06 às 15:31
Fortes emoções tomam conta dos próximos capítulos da novela Páginas da Vida, da Globo.
"Salva meus bebês, por favor". É a súplica de uma mãe desesperada. Nanda está na maca, sendo levada para o ambulatório. Helena está ao lado dela e faz de tudo para acalmar a jovem, que afinal tem idade para ser sua filha. A empatia é imediata, mas a gravidade do caso não permite que percam tempo.
Nanda sente contrações. É preciso examiná-la rapidamente, verificar que
procedimentos a tomar. Primeiro a pressão, depois o sonar. Helena obtém uma excelente resposta: – "os bebês estão bem. Estou ouvindo o coraçãozinho deles". Nanda relaxa.
Enquanto continua com os exames, Helena aproveita para perguntar sobre o acidente. Nanda não se lembra de nada, apenas das luzes do carro que vinham na direção dela. Helena faz o toque e constata: – " você está em trabalho de parto".
Subitamente, aciona a enfermeira. Vai fazer uma cesárea de emergência: – "avisem a UTI neo-natal". E manda chamar dois pediatras: – "são gêmeos". Enquanto é levada, a parturiente ainda tem tempo de revelar o seu nome: "Fernanda, mas todos me chamam de Nanda". Mas não vê necessidade de mandar avisar o pai do bebê: – "ele está longe…Um dia vai saber".
O parto
Helena é uma profissional experiente. Vinte e cinco anos de medicina e vários partos, mas aquele vai emocioná-la demais. Tão jovem, aquela menina, tão
cheia de planos. Nasce a primeira criança: é um menino. Mesmo anestesiada, Nanda mostra sua ansiedade, Quer que a próxima criança seja a menina que tanto desejava. Helena sorri por trás da máscara: – "você rezou com muita fé e foi atendida… É uma menina". Nanda chora de felicidade. Não sabe, no entanto, que os bebês estão tendo problemas.
Têm pouca oxigenação. Mesmo assim, pede para segurá-los e pergunta se ainda há tempo para uma foto. Helena consente. Um auxiliar aparece com a máquina e registra o momento. As crianças ao lado da mãe e parecem dois anjinhos. Juntos deles, o sorriso pálido da jovem. Ela não sabe ainda, mas é sua última foto.
Os nomes
Mais tarde, Helena constata uma hemorragia maior que a esperada. Nanda não se sente nada bem. Precisa ser operada novamente, talvez para retirada do útero.
Ao perceber a movimentação na sala de cirurgia, a paciente se assusta, implora para que Helena a salve. A anestesista começa os procedimentos. Nanda terá de ser entubada e precisará receber sangue. Helena se agita, preocupada.
Mas antes que comece a fazer o que precisa, sente a mão de Nanda segurar a sua. Ela tem um pedido a fazer. Talvez tenha tido algum pressentimento ruim:
"Por favor, se eu morrer, não esqueça os nomes dos meus filhos…". Helena sente a aflição da menina e se abaixa para ouvir melhor. O que Nanda diz a seguir, num sopro de voz ,comove profundamente a médica: – "Francisco e
Clara… Esses são esses os nomes".
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.