Pai de Mônica e Cebolinha completa 70 anos

Por - 29/10/05 às 12:22

FotoAgência

A comemoração dos 70 anos do mestre dos quadrinhos, Mauricio de Sousa, não poderia ser diferente. Estavam lá seus personagens, imortalizados nos gibis, bem como duas de suas musas inspiradoras: as filhas Mônica e Magali.

A festa aconteceu no Buffet Torres, em São Paulo, na noite de sexta-feira, dia 28. Além da mulher, Alice, e das filhas, o desenhista contou ainda com a presença de muitos amigos, entre eles alguns famosos como Dedé Santana e Beto Carrero.

Emocionado, o criador de Bidu, Cascão, Cebolinha, Chico Bento, Anjinho e Floquinho nem de longe aparentava a nova idade. Mauricio parece ter tomado o mesmo antídoto de seus personagens, que terão sempre a mesma idade nas páginas do gibis.

História de um menino talentoso

Mauricio passou parte da infância no interior paulista e outra no centro de São Paulo, onde seu pai algumas vezes trabalhou em estações de rádio.

Suas primeiras aulas foram no externato São Francisco, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Depois, continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.

Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança. E, para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres, começando aí aquela que seria a sua principal profissão.Ele chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi, mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho.

Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo, em busca de emprego. Não conseguiu. Mas, havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.

Daí, começou a ter suas publicações vendidas nas bancas. Em 1970, quando Mônica, inspirada em uma das filhas do desenhista, foi lançada, já tinha uma tiragem de 200 mil exemplares. Dois anos depois, era lançada a revista Cebolinha e, nos anos seguintes, Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.

Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos. As revistas vendem aos milhões, o licenciamento da marca Mauricio de Sousa é o mais poderoso do país.

Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e surgiram revistas com a Turma da Mônica, em diversos países.

E dentre seus projetos, após a criação do primeiro parque temático (o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro) Mauricio prevê a construção de outros, inclusive no exterior.

---