Pai de Ronaldo diz que o filho agüenta esta e muitas outras crises

Por - 14/07/06 às 17:40

OFuxico

 

O problema no joelho de Ronaldo já não assusta a família Nazário de Lima. Desde 1995, época em que o craque começou a ter problemas, eles acompanham a luta pela pronta recuperação.

Com cirurgia marcada para a manhã deste sábado, dia 15, no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro _ a quarta na vida do jogador -, Ronaldo conta com o apoio irrestrito dos pais, Nélio e Sônia, além dos irmãos, Nelinho e Ione e a namorada, Raica de Oliveira, que passa férias com ele no Rio.

À véspera da operação, o pai do craque do Real Madrid, Nélio Nazário, conversou com a reportagem de OFuxico. Ele disse estar bem confiante em mais uma pronta recuperação do filho.

"O Ronaldo é forte, foi criado para ser um vencedor, como é. Ele é determinado e está tranqüilo. Meu filho passou por muita pressão esse ano, o crucificaram, sem merecer. Depois dos gols que ele fez, mesmo a Seleção não tendo levado o título, amenizaram. Mas ele sabe muito bem o que acontece ao redor. Não se deixa abater, ele só pode contar com o talento dele, que é grande, para dar a volta por cima. E nós estamos sempre aqui, pro que der e vier. Ele agüenta essa e muitas outras crises", desabafa Nélio.

Ronaldo sente dores no joelho direito, desde o final de 1995, após o término de um jogo pelo PSV, time que jogava na Holanda. Operou pela primeira vez em fevereiro de 1996.

Em 1999, quando jogava pelo Inter de Milão, o Fenômeno fez uma nova cirurgia após ser diagnosticada uma inflamação nos tendões rotulares. O tendão havia sido corrompido e foi restaurado. Uma terceira operação aconteceu. Era uma contusão seríssima, agravada por ser um joelho recém-operado e, portanto, fragilizado. Na ocasião, médicos do mundo todo se dividiram quanto à possibilidade de retorno do craque: Alguns diziam que seu retorno era impossível, outro que teria 50% de chance de voltar a jogar e os mais otimistas diziam que após a cirurgia e o tratamento seu desempenho com a bola nos pés seria idêntico ao de outros tempos.

Cirurgia de Ronaldo dura pouco mais de uma hora

A cirurgia para a raspagem de duas calcificações no joelho esquerdo que Ronaldo vai ser submetido deve durar pouco mais de uma hora e está prevista para começar às 10h30. Às 13h30, do mesmo dia, o médico da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, que fará a cirurgia, e o médico do clube espanhol, Alfonso del Corral, atenderão a imprensa no auditório do Hospital.

“Durante a coletiva, o Runco e o médico do Real Madrid, além de explicarem como transcorreu a cirurgia e o prazo de recuperação para Ronaldo então voltar a treinar, vão dizer se ele fica internado ou se vai para casa no sábado. A operação é rápida, está prevista para durar 1h10,  e é simples, porque faz-se um corte de cinco centímetros no joelho do jogador para fazer a raspagem” conta a assessoria do Pasteur.

A cirurgia

A cirurgia para retirar as duas calcificações que provocam dores no joelho esquerdo de Ronaldo é uma raspagem na cabeça da tíbia. É feito um corte de cinco centímetros e introduzido um aparelho do tamanho de uma broca de dentista na área a ser operada. Com o aparelho, o médico faz a raspagem.

Nossa redação deseja muita sorte ao craque, em mais este desafio.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.