Palácio removeu nome de Meghan Markle da certidão de Archie

Por - 10/03/21 às 03:00 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Youtube

A entrevista de Meghan Markle e o Príncipe Harry com Oprah Winfrey continua dando o que falar, e agora uma notícia voltou à tona depois que a Duquesa de Sussex afirmou que o filho Archie não recebeu o título de Príncipe por causa da cor de sua pele, em uma clara acusação de racismo contra a família real. 

E embora Oprah tenha garantido que o membro da realeza que questionou a cor do menino não foram nem a Rainha Elizabeth II e nem o Príncipe Philip, a história por trás da certidão de nascimento de Archie voltou a ser comentada. 

Segundo o jornal Daily Mail, Meghan Markle teve um desacordo com a Rainha sobre suas alegações sobre a certidão de nascimento de Archie. 

Menos de um mês depois do nascimento do bebê, em maio de 2019, o nome de Meghan foi removido do documento e em seu lugar a certidão aparece como nome da mãe 'Sua Alteza Real a Duquesa de Sussex'. 

A substituição foi feita sem a autorização de Meghan, e agora um porta-voz dos Duques de Sussex comentou: 

“A mudança de nome em documentos públicos em 2019 foi ditada pelo Palácio, conforme confirmado por documentos de altos funcionários do Palácio”, disse o porta-voz de Markle ao Daily Mail. “Isso não foi solicitado por Meghan, a Duquesa de Sussex, nem pelo Duque de Sussex.”, justificou, acrescentando que foi Buckingham quem ordenou retirar o nome Rachel Meghan Markle da certidão e colocar seu título no lugar. 

O porta-voz de Markle justificou que 'é ofensivo' para qualquer um afirmar que Meghan Markle queria ser 'anônima' na certidão de nascimento do próprio filho. 

Mas o Palácio de Buckingham nega as reivindicações de Meghan Markle, e esclarece o motivo da mudança do nome no documento, alegando que foi apenas um 'erro burocrático', e nada mais: 

"A certidão de nascimento foi alterada pelo antigo Gabinete do Duque e da Duquesa de Sussex. Foi alterado para garantir a consistência do nome e do título da Duquesa com outros documentos privados. Estes são documentos civis, não há protocolo.", afirmaram. 

Por outro lado, a lei do Reino Unido especifica claramente que apenas o pai ou a mãe de uma criança pode alterar uma certidão de nascimento. O Daily Telegraph disse que fontes do Palácio de Buckingham disseram que um 'erro burocrático' foi o culpado pela alteração do certificado de Archie. 

Também foi alegado que os detalhes da mudança na certidão de nascimento de Archie foram 'perdidos na tradução' pela equipe de relações públicas americana de Meghan Markle, que deve estar em desacordo com o que é e o que não é o protocolo real. 

Meghan e Harry se separaram da The Royal Foundation apenas 15 dias depois que a certidão de nascimento de Archie foi alterada. Foi quando eles registraram “Sussex Royal, a Fundação do Duque e da Duquesa de Sussex”, na época. 

O site Daily Beast foi informado de que Meghan está inflexível de que a mudança de seu nome nos certificados foi feita exclusivamente pelo palácio, sem o consentimento dela ou Harry, e sem eles assinarem quaisquer documentos.

---

Tags: ,