Palmirinha ensina receitas especiais para o Dia das Mães
Por Redação - 07/05/11 às 10:33
Há quase 20 anos cativando as ‘amiguinhas’ de todo o Brasil com as suas receitas, Palmirinha Onofre conquistou centenas de novos fãs e até uma campanha para ir para a Globo no ano passado, ao anunciar sua saída da Gazeta, depois de anos no ar. Agora, a culinarista pretende emocionar ainda mais o público, já que sua história de vida está
sendo retratada na Biografia Palmirinha Onofre – A receita da minha vida. Palmirinha conta passagens importantes, desde quando era uma menina pobre e foi 'criada' por uma francesa, até quando mandou o marido, que era violento, para fora de casa. A cada história, a cozinheira não esquece de sua origem e dá uma dica de receita que marcou aquela época em sua vida.
Uma das passagens importantes do livro é quando Palmirinha, já sem condições de cuidar de seus filhos e com um marido que curtia noitadas e bebedeiras, decidiu se mudar para São Paulo. O marido foi junto, mas lá ela acreditava que teria mais oportunidades de trabalho e isso aconteceu mesmo. Depois de começar a trabalhar para um político, ela teve a missão de cozinhar para um outro importante político que jantaria com o governador naquele dia e é esse o prato escolhido pelo O Fuxico para esse Dias das mãe.
“Em pouco tempo, a vida desregrada cobrou seu preço. Mario se tornou ainda mais rebelde, grosseiro. Quando
chegava em casa bêbado, quebrava tudo. Atirava coisas em mim e me batia. Muito, mas muito mesmo. Na tentativa de ajudar, eu sugeri que a gente largasse essa vida e se mudasse para São Paulo, onde eu também poderia ter
maisoportunidades para trabalhar, nem sei como ele aceitou… Eu tinha uma cunhada, a Dora, que morava na capital. O marido dela, Pepe, era garçom da Estrada de Ferro. Ficamos na casa deles. Na casa também vivia outra cunhada, a Anália, casada com o Edno, irmão do meu marido. Ela era uma modista muito talentosa. Tinha várias clientes importantes. Um deles era um então governador de São Paulo, já em seu segundo mandato. Pedi uma ajuda. Perguntei se Anália não poderia me indicar como cozinheira para a mulher dele. A proposta foi aceita. Certa vez fui avisada que outro político importante iria jantar na casa. Esse homem era nada mais, nada menos que um ex-presidente, então, senador. Pediram para que eu fizesse a comida. O cardápio seria por minha conta. Escolhi filé mignon com molho champignon (molho ferrugem). Fiz também um purê de maçã, cuja a receita inventei, para acompanhar a carne e equilibrar o salgado do prato. Um sucesso”.
Filé Mignon com molho de champignon
Ingredientes
- 1 peça de filé mignon sem gordura
- 4 dentes de alho
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino
- 20ml de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 colher (sobremesa) de amido de milho
- 1 xícara (chá) vinho madeira
- 200g de champignon
Modo de fazer
- Tempere a carne com os dentes de alho amassados, o sal, a pimenta e o suco de laranja. Deixe meia hora no tempero. Passe a manteiga na carne, enrole em papel alumínio e asse por 25 minutos.
- Retire o papel e espere a carne atingir o ponto desejado. Tire-a do forno e a acomode na travessa.
- Coloque o caldo de carne assada em uma panela e acrescente mantega, o vinho, o sal, o champignon e deixe engrossar. Se necessário, coloque amido de milho.
- Fatie a carne e regue com o molho
Pure de Maçã
Ingredientes
- 8 maças sem casca (de preferência maçã verde)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara de glucose de milho
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher (sobremesa) de amido de milho (se necessário)
Modo de fazer
- Descasque as maçãs, deixando-as inteiras. Leve para ferver em uma panela com água e suco de limão.
- Retire as maçãs. Corte-as ao meio e retire as sementes. Amasse com um garfo.
- Volte à panela. Junte a manteiga, a glucose de milho e, se necessário, o amido de milho.
Palmirinha, sempre atenta, não deixa as amiguinhas sem uma deliciosa sobremesa, depois de uma receita salgadas dos deuses. O Fuxico selecionou do livro uma receita bem saborosa, pratica e tradicional.
Bolo ‘melecado’ de chocolate
Ingredientes
Massa
- 6 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de manteiga
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Cobertura
- 1 lata de creme de leite
- 1 tablete de 20g de chocolate meio-amargo
Decoração
- Chocolate Granulado
Modo de fazer
- Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga ou margarina. Bata. Com a batedeira ligada junte as gemas e o leite, misture bem e desligue. Adicione o chocolate em pó e a farinha. Bata novamente. Desligue. Agregue as claras em neve e o fermento. Coloque a massa em uma assadeira redonda untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido entre 180°C e 200°C por 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. A seguir, divida o bolo ao meio e passe o recheio sobre uma das metades. Recoloque a parte retirada. Distribua a cobertura. Utilize chocolate granulado para decorar.
Recheio
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Cozinhe até desgrudar do fundo da panela (aproximadamente 5 minutos). Reserve.
Cobertura
- Em outro recipiente, coloque o creme de leite e o chocolate meio-amargo. Aqueça por alguns minutos. Retire do fogo e mexa até o chocolate derreter completamente.
O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.