Paola Carosella se emociona no 14º Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ em São Paulo

Por - 25/05/18 às 14:44

Emílio Faustino

Na última terça-feira (22), o Grupo Carrefour Brasil sediou o 14º Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ em São Paulo (SP), que teve como objetivo abordar os desafios e as boas práticas voltadas à inclusão e valorização da diversidade. O evento contará com a participação de presidentes de grandes companhias signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, como o Grupo Carrefour Brasil, que irão interagir em palestras e painéis dinâmicos.

A programação do evento incluiu cerimônia para anunciar 12 empresas que se tornaram signatárias no período entre maio de 2017 e maio de 2018, como Citi, Coca-Cola, L’Oréal e Shell.

Durante o encontro, a chef Paola Carosella participou do painel especial ao lado de Thaís Dumêt Faria, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e Sofia Viela, do Ministério Público do Trabalho, para falar sobre o Projeto de Empregabilidade de Travestis, Mulheres e Homens Trans.

Na ocasião, além de se emocionar assistindo os dados alarmantes da violência contra LGBT´s, Paola contou detalhes de como esta sendo sua experiência de ministrar aulas de culinária para pessoas trans no projeto intitulado "Cozinha e Voz". 

"Eu estou mais acostumada a trabalhar com pessoas não incluídas do que com pessoas incluídas. E eu estou tão acostumada a trabalhar com "invisíveis" que nunca reparei que eles eram invisíveis para sociedade, porque pra mim era normal", contou a Chef para a plateia composta em sua maioria por empresários.

A chefe Paola também compartilhou quais foram seus desafios pessoais ao trabalhar com o público trans: "O que chega a nós normalmente são meninos e meninas que não tem a abertura para aprender. Ou são extremamente tímidos, ou estão extremamente assustados, ou estão extremamente envergonhados,  ou não conseguem ouvir um ordem sem mal interpretar, como se fosse agressão ou desrespeito. Meninas e meninos que não sabem ficar em pé, que não tem a postura de dizer: Eu tô parada aqui no mundo, eu mereço".

Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ visa envolver empresas em torno do compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Atualmente, reúne mais de 50 companhias de grande porte e conta com um Comitê Gestor constituído pelas empresas IBM, JLL, Mattos Filho e Monsanto.

Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.

---